Megaeventos e o esporte a serviço do mercado SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 09/05/14 17h35m
SVG: views 469 Visualizações

Cultura na Sedufsm debate o tema na próxima segunda, 12 de maio

Alt da imagem

Para compreender os megaeventos esportivos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas é preciso entender o avançado grau de mercantilização do esporte na contemporaneidade, destaca a professora Adriana Penna, do curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus de Santo Antônio de Pádua. Ela é uma das participantes da 63ª edição do Cultura na Sedufsm – ‘Megaeventos esportivos, olhares críticos’-, que acontece na segunda, 12 de maio, às 19h, na sede do sindicato.

Participam junto com Adriana na mesa de discussões, Claudia Favaro, arquiteta e urbanista, do Comitê Popular da Copa, em Porto Alegre, e Guilherme Gil, professor da rede estadual da capital gaúcha. A coordenação será de Antonio Schmitz Filho, professor do curso de Educação Física da UFSM.

A questão de fundo, que embasará os argumentos de Adriana Penna durante o debate, é que, ao se integrar às transformações da base econômica do sistema capitalista, o esporte vem extrapolando a sua função histórica, que era de “oferecer” ao homem o remédio ideal para os males da sociedade industrial e a esperança de superar desigualdades sociais. Inserido nesse tipo de lógica, o esporte passa a favorecer as megacorporações nacionais e internacionais.

E para atender a demanda dessas corporações, que estão por trás dos megaeventos (Fifa, no caso do futebol, e COI, no caso das Olimpíadas), diversas imposições são feitas, inclusive aprovando leis que desrespeitam direitos da população. E o exemplo maior, conforme a professora, é a reestruturação jurídico-administrativa efetivada pelo estado brasileiro. Esse novo aparato legal em curso, pelo menos desde 2009, busca justificar o modelo de reurbanização imposto às cidades sedes dos megaeventos no Brasil.

Esse novo quadro de leis, conforme Adriana Penna, garante entre outros aspectos, a interdição dos Direitos Humanos, bem como a privação dos direitos à moradia minimamente digna. Ela explica que “garantir a criação desse quadro de excepcionalidades representou o primeiro passo para que a o Rio de Janeiro fosse enquadrado às exigências da FIFA e do COI”.

Interesses da Fifa e do COI

Adriana chama a atenção, porém, em relação ao fato de que este processo de criação de um novo quadro jurídico e institucional não é uma especificidade do Brasil. Tampouco é exclusividade da cidade do Rio de Janeiro que também irá sediar as Olimpíadas 2016, ou das cidades brasileiras que sediaram a Copa das Confederações 2013, além das 12 cidades que sediarão a Copa do Mundo 2014. Segundo ela, é um tipo de compromisso assumido por todos os países que se submetem aos interesses da FIFA e do COI.

O aprofundamento desses argumentos da professora Adriana Penna acontecerão no Cultura na Sedufsm de segunda, 12 de maio, no debate junto com os demais convidados. O evento no auditório da Sedufsm (André Marques, 665, tem entrada franca).

Texto: Fritz R. Nunes

Imagem: J. Adams Propaganda

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Professor indica a leitura de “As Brasas”

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Cultura
Vitor Biasoli destaca atrativos da obra de Sándor Márai, resgatado como importante romancista europeu

‘Mostra ‘Difusão’ é opção para ver o cinema abordando Direitos Humanos

SVG: calendario 12/04/2024
SVG: tag Cultura
Exibições acontecem nos dias 14, 20 e 21 de abril, às 19h, em Associação localizada na Vila Oliveira, em Santa Maria

Documentário remonta 30 anos de história da Boate do DCE

SVG: calendario 05/04/2024
SVG: tag Cultura
Lançamento, com entrada gratuita, acontece na quinta, 11 de abril, às 19h, no Auditório da Cesma

Veja todas as notícias