Professora da UFPel faz exposição “Meu ABC” na Cesma SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 15/08/14 17h52m
SVG: views 1528 Visualizações

Cristina Rosa lança obra sobre abecedário de Érico Veríssimo na terça, dia 19

Alt da imagem
Exposição e lançamento de livros erão na terça, dia 19, às 17h, na Cesma

A professora Cristina Maria Rosa, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lança em Santa Maria, na Cesma (Cooperativa dos Estudantes, rua Professor Braga, 55), na terça, 19 de agosto, às 17h, a exposição “Meu ABC”, que apresenta as réplicas do abecedário ‘Meu ABC’, do escritor gaúcho Érico Veríssimo, datado de 1936.

Junto com a exposição, Cristina apresenta também a obra “Onde está meu ABC, de Érico Veríssimo? Notas de um livro desaparecido”, que resulta de um ensaio a respeito da produção do abecedário em meio a um grupo de livros dedicados à infância, todos de autoria de Veríssimo. A publicação está relacionada com a pesquisa e os estudos feitos por ela durante o pós-doutorado na Faculdade de Educação da UFMG.

O objetivo da autora tanto com a obra como em relação à exposição é dar visibilidade, na historiografia da literatura infantil gaúcha, a esse ignorado e raro documento. Conforme a professora, “Meu ABC” é um dos livros criados como parte do projeto literário e pedagógico do escritor gaúcho. Atualmente, abecedários ou alfabetários se inserem na literatura infantil por suas características lúdicas e sua linguagem poética.

No livro, a autora revela onde está o exemplar fotografado, apresenta os vínculos do Abecedário com a História da Alfabetização no Brasil e revela os Protocolos de Leitura utilizados por Erico Veríssimo para “inventar” uma infância: urbana, inteligente, leitora. Segundo Cristina Rosa, o Rio Grande do Sul tem uma interessante história de produção de abecedários ou cartilhas para o ensino de leitura. Alguns exemplos: Artinha de Leitura (1908) de João Simões Lopes Neto, Meu ABC (1936) de Erico Verissimo, Histórias da Teté (1941) de Pedro Wayne e O Batalhão das Letras (1948) de Mário Quintana.

Cristina Maria Rosa, uma estudiosa dos temas ligados à alfabetização, é formada em Pedagogia pela UFSM, com mestrado em Educação pela UFSM, doutorado em Educação pela UFRGS e pós-doutorado em estudos literários da Educação pela UFMG. Anteriormente à vida acadêmica, Cristina trabalhou na secretaria da Sedufsm, no início dos anos 1990.

Mais informações sobre o trabalho da professora você pode conferir abaixo, em anexo a esta nota.

O que?

Exposição e lançamento de livro: Abertura da Exposição “Meu ABC”, com réplicas do abecedário “Meu ABC”, de Érico Veríssimo e lançamento do livro “Onde está meu ABC, de Érico Veríssimo? Notas de um livro esquecido”.

Autora: Cristina Maria Rosa, professora da UFPel.

Dia: 19 de agosto

Local: Cesma, na rua Professor Braga, nº 55, em Santa Maria

Hora: 17h

Texto: Fritz R. Nunes com informações e imagem de Cristina Rosa

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: arquivo-download Documentos

- Uma visão ampliada do trabalho da professora Cristina Rosa

SVG: jornal Notícias Relacionadas

‘Mostra ‘Difusão’ é opção para ver o cinema abordando Direitos Humanos

SVG: calendario 12/04/2024
SVG: tag Cultura
Exibições acontecem nos dias 14, 20 e 21 de abril, às 19h, em Associação localizada na Vila Oliveira, em Santa Maria

Documentário remonta 30 anos de história da Boate do DCE

SVG: calendario 05/04/2024
SVG: tag Cultura
Lançamento, com entrada gratuita, acontece na quinta, 11 de abril, às 19h, no Auditório da Cesma

Livro destaca protagonismo das mulheres na Segunda Guerra

SVG: calendario 22/03/2024
SVG: tag Cultura
Dica cultural desta semana é da professora de Comunicação Social da UFSM, Viviane Borelli

Veja todas as notícias