ANDES se reúne com o governo nesta quinta SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 26/10/11 19h17m
SVG: views 219 Visualizações

Encontro antecede reunião do GT que trata da Carreira

Alt da imagem
Duvanier (de costas) concordou em receber o ANDES antes da reunião do GT Carreira

Atendendo à solicitação do ANDES-SN, o governo agendou para a manhã desta quinta (27) uma reunião para discutir o impasse que impediu a realização da primeira oficina para debater a reformulação da carreira docente, no dia 13 de outubro e fazer um balanço da situação.

Desta forma, o encontro antecederá a reunião do Grupo de Trabalho (GT) já agendada para acontecer 15 horas desta quinta-feira. De acordo com o calendário estabelecido para as tratativas acerca da carreira docente, o primeiro encontro do GT deve problematizar as propostas apresentadas pelo governo e pelas entidades, identificando convergências e elaborar alternativas (se possíveis) para as divergências.

O representante do governo havia convocado a reunião da mesa de negociação na data e horário do GT, mas por reivindicação do ANDES-SN a mesma foi antecipada, com o objetivo de manter o calendário de trabalhos já definido.

Mobilização

O setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) convocou uma vigília para esta quinta-feira (27) para pressionar o governo a cumprir com o acordado e iniciar de fato os trabalhos para a reestruturação da carreira. Os representantes do Setor se reúnem em Brasília nesta quinta e sexta-feira para avaliar a reunião. O vice-presidente da SEDUFSM, professor Julio Quevedo dos Santos, representa a entidade nessa atividade.

Impasse

A primeira oficina para discutir a reestruturação da carreira estava agendada para acontecer no dia 13 de outubro, mas foi cancelada pelo governo. Representantes do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) compareceram ao local para participar do encontro, e foram impedidos pelo Secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento (MP), Duvanier Paiva Ferreira.

Irredutível, Duvanier disse que não aceitaria a presença do Sinasefe no grupo de trabalho, enquanto a categoria não suspender a greve, que já durava mais de dois meses. O secretário do MP condicionou o início dos trabalhos à retirada dos manifestantes do Sinafese da entrada do auditório da Escola de Nacional de Administração Pública (Enap), o que não aconteceu.

O Sinasefe deliberou no dia 22 de outubro pela suspensão da greve na expectativa de iniciar as negociações com o governo. A paralisação, que já durava 85 dias, foi considerada histórica pela entidade, que avaliou que o movimento trouxe ganhos políticos para a categoria, com a unificação da mobilização.

Texto e foto: ANDES-SN
Edição: Fritz R. Nunes (SEDUFSM)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Seminário “Universidade que queremos” acontece nesta quinta, 25 de abril

SVG: calendario 24/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorre às 19h, no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Reunião entre docentes do EBTT e reitor da UFSM discute Ação Civil Pública sobre controle de frequência

SVG: calendario 23/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro debateu alternativas para atender às exigências do MPF e garantir equidade entre os(as) docentes

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

Veja todas as notícias