Pensamento de Gramsci estimula debate na Sedufsm SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 27/08/14 19h12m
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Minicurso de formação foi ministrado nesta terça à noite

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Professor Marcos Francisco Martins apresentou os conceitos desenvolvidos por Antonio Gramsci

A relação entre a filosofia e o processo educacional a partir do pensamento de Antonio Gramsci foi tema de um minicurso na noite desta terça, 26, no auditório da Sedufsm. A atividade foi ministrada por Marcos Francisco Martins, professor da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), campus de Sorocaba, e que na segunda, 25, à noite, havia participado do Cultura na Sedufsm. Das mais de 60 pessoas inscritas, compareceram cerca de 50 e puderam ouvir e interagir com o palestrante, que elogiou a iniciativa e também foi elogiado pelos participantes, tanto pela condução da atividade como pela temática.

Na sua fala introdutória, o professor Marcos Martins destacou que, para o pensador italiano, Antonio Gramsci, filosofia é igual a ter uma visão de mundo e, que, por esse viés, todas as pessoas seriam filósofas, pois todas têm a sua visão de mundo. Explicou ainda, à luz do pensamento gramsciano, de que as visões de mundo similares acabam por se reunir em grupos sociais, que vão de sindicatos a movimentos sociais, partidos políticos, entre outros. Destacou ainda que vivemos uma constante disputa de visões de mundo que estão colocadas e, que, essas visões são determinadas a partir do que somos/pensamos e aquilo que nos é incutido.

Viviane Geribone, professora do pré-vestibular Alternativa, e que esteve presente na atividade, afirma que cursos desse tipo são extremamente válidos, pois os educadores têm papel fundamental na orientação dos alunos para a construção de uma visão de mundo.

Gianfábio Franco, professor do Cesnors/Palmeira das Missões, também diretor da Sedufsm, considerou o curso “excelente”. Para ele, estudar a filosofia a partir de Antonio Gramsci certamente vai enriquecer a prática dele como professor. “Foi muito bom, especialmente para mim, que no dia a dia tendo a reproduzir uma prática positivista e cartesiana. Certamente esse tipo de curso nos ajuda a mudar paradigmas. Espero que haja mais atividades com esse intuito”, sugere Franco.

Regina Pereira, advogada que integra o núcleo de Direitos Humanos da OAB e moradora do assentamento Carlos Marighella, também considerou ótimo o curso ministrado. Para ela, a atividade foi bastante positiva e construtiva e apenas lamentou que não tenha havido mais tempo para interagir e questionar de forma mais aprofundada o palestrante.

Para Adriano Figueiró, presidente da Sedufsm, este tipo de iniciativa é muito importante, pois o sindicato abre espaço para a formação, o que pode ajudar na prática de repensar o cotidiano docente. Também enfatizou a relevância de promover a integração da Sedufsm com outros segmentos da universidade, sindicatos da cidade e militantes dos movimentos sociais.

Participantes

Dentre os coletivos e entidades que participaram do curso, destaque para: DCE; Levante Popular da Juventude; Bloco de Lutas, Assufsm, CUT Regional; FAG (Federação Anarquista). Também participaram professores da rede estadual, servidores técnico-administrativos da UFSM, estudantes da UFSM, da Unifra e da rede estadual de Santa Maria.

Pinceladas sobre Gramsci

Antonio Gramsci nasceu em Ales, na Sardenha (Itália), em 22 de janeiro de 1891, e faceleu em Roma, a 27 de abril de 1937. Foi um filósofo, político, cientista político e comunista com profunda militância antifascista. A influência póstuma de Gramsci encontra-se associada principalmente aos mais de trinta cadernos de análise que escreveu durante o período em que esteve na prisão. Esses trabalhos contêm seu pensamento sobre a história da Itália e o nacionalismo, bem como ideias sobre teoria crítica e educacional que são frequentemente associadas ao seu nome, tais como:

  • hegemonia cultural;
  • ampliação da concepção marxista de Estado;
  • necessidade de educar os trabalhadores e de formar intelectuais provenientes da classe trabalhadora que ele denomina intelectuais orgânicos;
  • distinção entre a sociedade política e sociedade civil;
  • historicismo absoluto;
  • crítica do determinismo económico;
  • crítica do materialismo filosófico.
  • análise do americanismo e do fordismo

Texto: Fritz R. Nunes com informações do UOL/Wikipedia

Fotos: Fritz Nunes e Vilma Ochoa

Assessoria de imprensa da Sedufsm

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