'Pensamento único’ criticado no Cultura na SEDUFSM SVG: calendario Publicada em 28/10/11 18h24m
SVG: atualizacao Atualizada em 28/10/11 18h25m
SVG: views 694 Visualizações

Após exibição de “Inside Job”, debatedores avaliaram filme

Alt da imagem
Papel do Estado no sistema capitalista foi uma das abordagens feita pelos convidados

Apesar de ter havido um consenso de que o filme “Inside Job” é um documento importante de que como foi construída a crise que levou à quebra de bancos e do setor imobiliário nos Estados Unidos, em 2008, também se concluiu que o documentário não vai à raiz do problema. Para os convidados a avaliar o conteúdo do filme, na 49ª edição do Cultura na SEDUFSM, quinta à noite, apesar dos méritos, o documentário não chega a questionar o “sistema” em si” e mantém a referência do “pensamento único”, através do qual se expressa a ideia de que hoje só temos o Capitalismo, sem qualquer contraponto.

Para o dirigente do Sindicato dos Bancários de Santa Maria, Marcello Carrion, o filme mostra a relação promíscua entre bancos, agentes públicos, agências de classificação de risco e professores universitários, mas, por outro lado, trabalha com o conceito “banqueiros bons” e “banqueiros maus”, o que desvia do foco do problema, que não tem a ver com uma questão moral, mas sim sobre a forma como os lucros são gerados no capitalismo financeiro.

O professor de História Contemporânea da UFSM, Carlos Armani, fez a relação entre o filme e a visão de Francis Fukuyama, propagador da tese do início dos anos 1990 de que chegamos ao “fim da história”, ou seja, o Capitalismo venceu e todas as crises dentro do sistema serão resolvidas por “ajustes dentro do próprio sistema”. Armani também estranhou que o documentário fale, de forma competente, sobre todas as falcatruas, pelo menos desde a década de 80, e que culminaram com a crise de 2008, sem, no entanto, abordar uma vez sequer a palavra “Capitalismo”. O historiador da UFSM também destaca que “Inside Job” desnuda muito claramente a influência do centro financeiro (Wall Street) sobre a academia estadunidense.

Bolha especulativa

Na avaliação do professor de Economia da UFSM, Sérgio Prieb, que também é diretor da SEDUFSM, a tão critica “bolha especulativa”, nada mais é do que uma forma alternativa de os grandes capitalistas ganharem dinheiro. Em que pese o fato de que o termo “crise” não é novo, pois vem sendo abordado pelo menos desde o século XIX, por Karl Marx, a abordagem do tema estava meio esquecida no meio universitário, e acabou sendo retomado após a quebradeira de 2008.
Prieb acredita que a crise teve um aspecto positivo, que foi a derrubada de um dos grandes mitos contemporâneos, disseminado pelos teóricos do Neoliberalismo, que se refere ao fato de que o Estado atrapalharia o mercado. “Mesmo que de forma distorcida, foi o Estado que teve socorrer os bancos na hora do aperto”, enfatiza o economista.

Durante as perguntas da platéia, formada por cerca de 30 pessoas, foram questionados os motivos de o Brasil ter sentido menos os efeitos da crise. Para o professor Sérgio Prieb, foi menos impactante no país porque o governo federal, de forma hábil, abriu linha de crédito, fortalecendo o consumo. Entretanto, os resultados dessa política, segundo ele, são preocupantes, pois levaram a um endividamento privado bastante grande. Na conjuntura atual, Prieb afirma que o Brasil já está sentindo os efeitos da crise que atinge a Europa. A demonstração disso é o pacote de corte de gastos (R$ 50 bilhões) do início de 2011 e as restrições salariais que vêm sendo impostas ao funcionalismo público.

Qual a solução diante desse quadro? Prieb defende que o sistema financeiro deveria ser estatizado, idéia também defendida por Marcello Carrion. Para o dirigente bancário, somente o controle do sistema financeiro pelo Estado poderá garantir que se mude a lógica privada que guia esse setor. Ainda segundo ele, o Brasil só não sofreu tanto quanto nos Estados Unidos, também porque aqui o setor financeiro tem um pouco mais de regulamentação.

Texto e fotos: Fritz R. Nunes
Assessoria de Impr. da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias