SEDUFSM e a história dos seus 22 anos SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 05/11/11 20h26m
SVG: views 1830 Visualizações

Professores falam sobre importância do sindicato

Alt da imagem
Votação durante XV Congresso do ANDES-SN, em Santa Maria (fevereiro 1996)

Nesta segunda, 7, às 19h, a Seção Sindical dos Docentes da UFSM promove um coquetel de confraternização em sua sede para comemorar a passagem dos 22 anos. Em 7 de novembro de 1989, em assembléia cuja lista de presenças foi assinada por 100 professores, era fundada a entidade que congregaria os professores da instituição. Depois de um início difícil, sem uma sede própria, com contribuições que eram insuficientes para sustentar uma estrutura grandiosa, aos poucos a seção sindical foi se consolidando. Atualmente, com cerca de 1.270 filiados, sede própria, possui estrutura capaz de chamar a categoria para a mobilização, seja em defesa das questões salariais, da carreira, da aposentadoria, como também em defesa de um serviço público de qualidade.

O atual presidente da SEDUFSM, professor Rondon de Castro, ressalta que a estrutura e o número de filiados que a entidade tem hoje só acontece porque, ao longo desses mais de 20 anos, outras diretorias deram suas parcelas de contribuição, dedicando momentos de suas vidas para a consolidação do sindicato. “Hoje observamos que a crise mundial bate à nossa porta e, para enfrentá-la, é preciso fortalecer o espírito da defesa de classe. Sem isso, sabemos que um trabalhador isolado é facilmente derrotado”, enfatiza Rondon.

Ao longo de mais de duas décadas, o sindicato comandou greves memoráveis, em defesa da carreira, em defesa da universidade, e também sediou eventos importantes, como o XV Congresso do ANDES-SN, em fevereiro de 1996. No período recente, a seção sindical desenvolve  projetos relevantes, como o Cultura na SEDUFSM, que completará 50 edições em breve.

Sobre a importância da Seção Sindical dos Docentes da UFSM, para a universidade e para Santa Maria, nesses 22 anos, falaram alguns ex-diretores da entidade:

“A criação da SEDUFSM significou a consolidação de um direito conquistado com a Constituição Federal de 1988. No artigo 37, inciso VI está expresso: ‘É garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical’. Hoje são 22 anos de lutas e conquistas, de independência política dos governos, de união de esforços em contraposição a luta individual, visando à defesa dos direitos de nossos associados, um serviço público de qualidade e uma sociedade melhor e mais justa.  (Ricardo Rondinel, ex-presidente da SEDUFSM de 1994 a 1996)

“A SEDUFSM constituiu-se no exemplo concreto de que a luta coletiva dos docentes da UFSM, organizados em nível nacional através do ANDES-SN, trouxe e continua trazendo conseqüências positivas para a universidade brasileira e para a categoria docente. Há 22 anos era um sonho, agora é uma bela realidade construída pelos professores da Universidade Federal de Santa Maria.” (Berenice Corsetti, presidente da SEDUFSM de 1990-92 e 1992-94)

“A SEDUFSM nestes 22 anos tem sido nosso espaço de organização e de luta: oasis de esperança porque a esperança está na luta.  (Carlos Pires, presidente da SEDUFSM de 2004 a 2006)

"A relevância da SEDUFSM se traduz por se constituir como uma entidade de classe que não transige em lutar pela ratificação e garantia dos direitos afetos ao movimento docente".  (Fabiane Costas, presidente da SEDUFSM de 2009 a 2010)
 

“A importância da SEDUFSM está em ter viabilizado o direito de sindicalização dos professores universitários na UFSM. Direito consagrado na Constituição de 1988 e objeto de longa luta dos servidores públicos”. (Clovis Guterres, primeiro presidente da SEDUFSM, de 1989-90)


"Mas quem é o sindicato?
Ele fica sentado em sua casa com telefone?
Seus pensamentos são secretos,
Suas decisões desconhecidas?
Quem é ele? Nós somos ele você, eu, vocês, nós todos."
Que as palavras de Bertolt Brecht traduzam o que representa a SEDUFSM para mim, admirada de longe quando ela nasceu, em 1989, conhecida por dentro nos últimos anos, defendida por fora quando lhe insultam, acusam e não a querem na luta docente. Que venham outros 22 anos!”. (Diorge Alceno Konrad, presidente da SEDUFSM de 2006-2008)

“O sentido, o significado da SEDUFSM nesse período tem apontado, cada vez mais, para um percurso de aprofundamento na adoção do apoio mútuo, da democracia direta e da autogestão entre os trabalhadores em educação e na sociedade”. (Francisco Freitas, presidente da SEDUFSM entre 1996-98)

A diretoria da SEDUFSM, assim como o seu Conselho de Representantes, é eleita para um biênio. A atual se elegeu em junho de 2010 e terá seu mandato expirado em junho de 2012. Compõem a diretoria atual, o professor Rondon de Castro (presidente), Julio Quevedo (vice), o tesoureiro geral, Sérgio Prieb, a secretária geral, Leila Wolff, a primeira tesoureira, Glaucia Konrad, a primeira secretaria, Carmem Gavioli, e os suplentes Luis Eduardo Robaina e Rejane dos Santos.

Já o Conselho de Representantes é formado pelos professores Diorge Konrad, Ester Nogueira, Carlitos Schallemberger, Francisco Freitas, Maria Beatriz Carnielutti e Reinaldo Pedroso.

Texto: Fritz R. Nunes
Foto: Arquivo/SEDUFSM
Ass. de Impr. da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sede da Sedufsm não terá atendimento ao público nesta terça-feira no turno da tarde

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Motivo é que funcionários(as) estarão dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Docentes fazem paralisação nesta terça-feira, 16 de abril

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Programação do estado de greve prevê ato no arco, plenária e assembleia geral

GT Carreira do ANDES-SN discute mesa de negociação com o governo

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Implantação de uma carreira única no magistério é um dos temas

Veja todas as notícias