Silhuetas se transformam em obra crítica SVG: calendario Publicada em 20/11/11 16h50m
SVG: atualizacao Atualizada em 20/11/11 18h21m
SVG: views 2175 Visualizações

Artistas lembraram “consciência negra” neste sábado

Alt da imagem
Simone Rosa, Byrata e Jô: mais de 5 horas para finalizar os quadros

E as silhuetas coladas no chão da praça Saldanha Marinho, no calçadão de Santa Maria, e em alguns locais estratégicos do campus da UFSM, se transformaram neste sábado, 19, pela manhã, em obras completas. O objetivo do trabalho realizado pelos cartunistas Byrata, Jô, Elias e pela artista plástica, Simone Rosa, era de chamar a atenção para o tema da “consciência negra”, cujo dia é comemorado neste domingo, 20, data que lembra a morte de Zumbi dos Palmares. O encontro artístico deste sábado foi concretizado a partir da proposta da SEDUFSM, como uma atividade de comemoração aos seus 22 anos, sob a articulação do professor do Desenho Industrial da UFSM, Mário Lúcio Bonotto (Máucio).

A colocação das silhuetas, com frases de personagens famosos como o geógrafo já falecido, Milton Santos, do grande defensor dos direitos dos negros nos Estados Unidos, Martin Luther King, e do líder político norte-americano, Malcolm X, instigaram as pessoas a questionar qual a pretensão dos autores. A idéia foi desvendada neste sábado, com as silhuetas sendo reconstruídas em formato integral em pequenos tapumes.

Durante cerca de 5 horas, Joacir Xavier (Jô) pincelou toda a grandiosidade e imponência de João Cândido, o Almirante Negro, líder da Revolta da Chibata, no início do século XX; Jorge Lopes (Byrata) pintou em criação livre a obra “Magia”, que retrata aspectos peculiares da etnia negra, como por exemplo, a religiosidade; Elias Monteiro (Elias, chargista do Diário de Santa Maria), apresentou um olhar diferenciado sobre a lenda do “Negrinho do Pastoreio”, procurando dar uma aura de “iluminação das consciências”.

Já a artista plástica e professora da UFSM, Simone Rosa, adaptou uma obra do renascentista italiano Sandro Botticelli, de 1478- As Graças-, que eram as deusas da fertilidade, do encantamento, da beleza e da amizade, e que por sua vez, eram associadas à Afrodite (deusa do amor). Simone destaca que ao selecionar as deusas de Botticelli e transformá-las em negras, pretendeu apresentar um outro ponto de vista: o de uma Vênus negra. Em sua obra, a artista também faz composições com alguns símbolos africanos, como a esperança, a energia, a força, a fé, entre outros.

A atuação dos artistas atraiu inúmeros curiosos ou apreciadores de arte, que passaram sábado entre a manhã e o início da tarde, próximos ao coreto da praça. Desde os cantores Beto Pires e Pylla Kroth, professores filiados à SEDUFSM e diretores da entidade, a secretária de Cultura, Iara Druzian, e próprio prefeito Cezar Schirmer. Dos dois últimos se ouviu o interesse de que as obras possam ser colocadas em exposição em locais públicos do município. Schirmer manifestou interesse, inclusive, em que os trabalhos sejam expostos no hall de entrada do seu gabinete.

Para o presidente da SEDUFSM, professor Rondon de Castro, que acompanhou a confecção das obras, é gratificante ver como a arte pode cumprir o papel de gerar reflexão. “No mês de aniversário da SEDUFSM, quisemos presentear a comunidade com estes belos trabalhos, que levantam temas relacionados à historicidade do negro”. Rondon disse também estar emocionado e parabenizou os artistas: “Agradeço imensamente ao Jô, ao Byrata, ao Elias, a Simone Rosa, e ao Máucio, por terem aceito esse desafio proposto pela SEDUFSM. Tenho certeza que esta ação já está inscrita na história de Santa Maria como uma contribuição ao debate sobre a consciência negra”.

Os quatro quadros foram guardados na Casa de Cultura e, por sugestão da diretora do sindicato, professora Carmem Gavioli, serão trazidos para a sede da SEDUFSM. As obras serão expostas no auditório do sindicato nesta segunda, 21, durante o debate das ações afirmativas, que acontece às 19h. Posteriormente, a seção sindical irá viabilizar outros locais para a exposição dos trabalhos.

Texto: Fritz R. Nunes
Fotos: Fritz Nunes e Vilma Ochoa
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias