Brasil é o elo mais fraco da crise mundial, diz historiador SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 19/10/15 13h18m
SVG: views 1956 Visualizações

Osvaldo Coggiola participa de palestras em Santa Maria nos dias 19 e 20 de outubro

Alt da imagem

A crise pela qual passa o Brasil e a crise internacional estão interligadas, sendo que o Brasil está se transformando no elo mais fraco da crise capitalista mundial, em sua terceira fase. A primeira ocorreu nos Estados Unidos, a segunda aconteceu na Europa, e a terceira está batendo nos "países emergentes", China incluída. A análise é do economista e professor de História Contemporânea da Universidade de São Paulo (USP), Osvaldo Coggiola, em depoimento à assessoria de imprensa da Sedufsm. Ele estará em Santa Maria na próxima semana para dois eventos programados pela Sedufsm.

Na segunda, 19 de outubro, às 17h, no Audimax (Centro de Educação da UFSM), Osvaldo Coggiola abre o Seminário sobre políticas e expansão no ensino superior. Já na terça, dia 20, o professor da USP, também ex-diretor do ANDES-SN, fala às 18h, no Auditório da Sedufsm (André Marques, 665), sobre “A crise do Brasil no contexto internacional”. A explanação é aberta a docentes, TAEs, estudantes, lideranças sindicais, de movimentos sociais e ao público em geral.

Conforme o entendimento do professor, o ajuste fiscal que vendo sendo implementado pelo governo da presidente Dilma Rousseff tem por objetivo resolver a crise em favor dos capitalistas “parasitas”, penalizando os trabalhadores. Coggiola destaca que “a crise é real” e, sendo assim, “o problema é saber que vai ser o síndico dela: se os capitalistas ou os trabalhadores.”

Quais as saídas?

Osvaldo Coggiola entende que a crise vivenciada atualmente é proveniente do próprio capital, e por isso, deveria ser paga pelos capitalistas e não pelos trabalhadores. Para o historiador, é preciso que sindicatos e movimentos sociais lutem contra a destruição dos direitos sociais, em defesa do salário, do emprego. O professor defende ainda que os trabalhadores rompam com os partidos capitalistas, sejam eles governistas ou oposicionistas, e busquem uma alternativa política independente. Segundo ele, é isso, ou o ajuste será pago pelos trabalhadores e os pobres, com um retrocesso histórico.

Acompanhe abaixo, em anexo, artigo do professor Osvaldo Coggiola intitulado “Por quem os sinos dobram”.

Texto: Fritz R. Nunes

Foto: Arquivo/Sedufsm

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: arquivo-download Documentos

- Artigo professor Coggiola

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Seminário “Universidade que queremos” acontece nesta quinta, 25 de abril

SVG: calendario 24/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorre às 19h, no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Reunião entre docentes do EBTT e reitor da UFSM discute Ação Civil Pública sobre controle de frequência

SVG: calendario 23/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro debateu alternativas para atender às exigências do MPF e garantir equidade entre os(as) docentes

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

Veja todas as notícias