Dante Ledesma emociona Santa Maria SVG: calendario Publicada em 01/12/11 19h12m
SVG: atualizacao Atualizada em 01/12/11 20h22m
SVG: views 2839 Visualizações

Público lota praça e acompanha show de aniversário da SEDUFSM

Alt da imagem
Dante Ledesma, acompanhado da tecladista Keyla, levou 1.800 pessoas à Saldanha Marinho

O show “Voz e folclore dos povos latinos” de Dante Ramon Ledesma, em comemoração aos 22 anos da SEDUFSM, levou cerca de 1.800 pessoas à Praça Saldanha Marinho no final da tarde desta quarta, 30. As estimativas são da Brigada Militar. O argentino emocionou o público de Santa Maria e até de cidades vizinhas que vieram acompanhar o talentoso artista argentino naturalizado brasileiro em 1980, e que chegou ao Rio Grande do Sul depois de ser perseguido pela ditadura militar de seu país.

O vento de fim de tarde já avisava que a chuva não cairia mais quando Dante Ledesma subiu ao palco e foi ovacionado pelos presentes. Muitos pedestres, desavisados, se surpreendiam com o show gratuito na praça e logo corriam a avisar seus amigos. “Vem pra praça, tá rolando um baita show do Dante Ramon Ledesma”, diz um ao celular. E o cantor retribuía o carinho dos santa-marienses, sempre simpático e exaltando a cidade que o projetou para a fama.

Acompanhado da tecladista Keyla Machado, Dante embargou a voz já no início da apresentação. Antes de empolgar o público com a clássica “El Condor pasa”, o cantor lembrava que estava a poucos metros do antigo Cine Independência (hoje shopping Popular), local em que, no ano de 1984, interpretaria a canção que o tornaria uma referência da música sul-americana- Orellano-, durante a 5ª Tertúlia Musical Nativista.

O público que prestigia o show, seja sentado em cadeiras levadas estrategicamente para a frente do palco, nos degraus da praça ou, como a maioria, em pé, era variado. Senhoras, senhores, crianças, jovens. Na platéia, presenças como a do prefeito Cezar Schirmer, que, entre aplausos e vaias, acabou ocupando espaço junto ao cantor. Também estavam diversos professores da UFSM, diretores da SEDUFSM e de outras entidades sindicais, como o SINPROSM, CPERS, ASSUFSM, DCE da UFSM e integrantes de outros grupos do movimento estudantil da cidade. Ledesma canta músicas do seu repertório clássico, mas também algumas de um novo álbum que está gravando junto com sua tecladista.

Exílio

“Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás”, recita Dante. O cantor relembra de quando compôs a música ‘Memoria del Che’, e em seguida teve que exilar-se da Argentina dos militares, no final da década de 1970. Em seguida, convida o menino Vitor Vianna Caprioli, santa-mariense de 10 anos, a subir ao palco. Enfrentando com muita garra, desde que nasceu, uma deficiência visual, Vitor emociona o público interpretando canções como “Guri”, “Rancho coração” e “Mercedita”. Até Ledesma vai às lágrimas e ao final, incentiva o garoto para que continue cantando e pede apoio para que o mesmo consiga gravar um CD.

Depois de distribuírem camisetas do show, produzidas pela SEDUFSM, Dante, junto com a organização do evento, chama ao palco o professor Humberto Gabbi Zanatta e o presidente do sindicato, Rondon de Castro. Rondon lembra que o papel do sindicato é estar na rua e compartilhar a cultura com a comunidade. Entrega uma placa de homenagem da SEDUFSM à Zanatta – que além de docente é poeta e compositor.

Zanatta e Ledesma são parceiros de tempos, desde quando o professor compôs a música ‘América Latina’ e a ofereceu ao argentino para que este cantasse ao mundo a unidade dos povos do nosso continente. Dante puxou o coro do público e chamou Zanatta para declamar parte de sua composição. Foi o êxtase da festa popular na Praça Saldanha Marinho.

Democracia popular

Com um grito à reforma agrária e à defesa da democracia popular, Dante Ramon Ledesma terminou seu grande show em Santa Maria. Depois de cantar um dos hinos sul-americanos pela paz – Solo Le pido a dios-, Dante abre os pulmões, rasga a voz e tasca ‘Vitória do Trigo’, sendo ovacionado pelo público.

Após o show, o presidente da SEDUFSM, Rondon de Castro, ainda tomado pela empolgação disse que a festa foi inesquecível. “Foi um marco na ocupação da praça pela cultura e pelas lutas do povo. Estamos conseguindo trazer a UFSM para a praça”, frisou.

Já Humberto Gabbi Zanatta, o homenageado do show, disse que o encontro havia sido excelente. “Foi acima de qualquer expectativa, ainda mais pelo clima que a praça trouxe. Pessoalmente foi uma grande emoção. Essa música (América Latina) fez sucesso principalmente por causa do Dante”, disse o professor.

Marcia Flores, professora da Escola Estadual Walter Jobim, também compartilhou os elogios de Zanatta: “Foi maravilhoso, principalmente pelo local escolhido, a praça é o local do povo”, encerrou. Para a população que prestigiou o evento, para os representantes de sindicatos e movimentos sociais, ficou a certeza de que a luta continua e que a arte, a música, continuam sendo elementos de união e de conscientização da população.

Rondon de Castro agradeceu a presença dos artistas, citando nominalmente Dante, Keyla e Vitor, e também agradeceu ao público que compareceu ao show. Se depender da SEDUFSM, ressaltou, a cultura em Santa Maria continuará ocupando um espaço privilegiado.

Texto: Mathias Rodrigues e Fritz Nunes
Fotos: Renato Seerig
Ass. de Imprensa da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias