Setor das Federais do ANDES-SN lutará contra desestruturação da carreira SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 01/02/16 17h20m
SVG: views 3088 Visualizações

35º Congresso aprovou plano de lutas dos setores: federais, estaduais e municipais

Alt da imagem
Helvio Mariano (Adunicentro-PR) é um dos docentes que representam as universidades estaduais

A última plenária temática do 35º Congresso do ANDES-SN realizada entre a noite de sábado (30) e a madrugada do domingo (31) aprovou os planos de lutas dos docentes dos setores das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes) e das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) para 2016. Os docentes deliberaram por conjunto de ações para intensificar a luta e também aprofundar a discussão sobre os desafios organizativos impostos pela multicampia, que é uma realidade de ambos os setores, e que tem suas especificidades em cada instituição.

No plano do Setor das Instituições das Federais de Ensino Superior (Ifes), os docentes aprovaram a pauta específica, atualizada, para a campanha 2016 e também a campanha conjunta com as demais categorias do serviço público federal, ressaltando a necessidade de articulação em âmbito local, das seções sindicais, com as demais entidades dos SPF nos estados.

As lutas pela abertura imediata de concursos e contratação via Regime Jurídico Único (RJU), pela anulação da reforma da previdência e contra a Fundação de Previdência Complementar dos Servidores Federais (Funpresp), pela revogação das leis que criaram a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e as Organizações Sociais (OS) e pela anulação de todas as ações decorrentes de tais leis, estão na pauta dos enfrentamentos de 2016.

Outra grande luta que a ser travada em 2016 será contra o aprofundamento da desestruturação da carreira docente, imposta pelo PL 4251/2015, que “altera a remuneração, as regras de promoção, as regras de incorporação de gratificação de desempenho a aposentadorias e pensões de servidores públicos da área da educação, e dá outras providências”.

Foi deliberado denunciar e lutar contra os efeitos deste PL, atualizar os estudos sobre as perdas salariais impostas pelo projeto e seus impactos para os aposentados e produzir materiais que explicitem as consequências nefastas do PL 4251/2015 sobre a carreira, o trabalho e o direito dos professores ativos e aposentados.

Agenda temática de mobilização

Os delegados aprovaram ainda uma agenda temática de mobilização. O mês de fevereiro será marcado pela defesa do caráter público das IFE e combate à Funpresp. Já março terá como pauta “Orçamento das IFE e a luta contra as OS”. O tema de abril será “Carreira docente, precarização e condições de trabalho” e de maio “Autonomia e Democracia”.

Para Gustavo Gomes, da delegação da Associação dos Docentes da Universidade Federal Fluminense (Aduff  SSind), as discussões do congresso servirão para instrumentalizar e armar a categoria para enfrentar um ano no qual o governo já anuncia uma série de ataques aos direitos dos servidores públicos, em especial aos docentes das federais.



Estaduais e Municipais

Seguindo a tradição no calendário de luta dos docentes das estaduais e municipais, os delegados aprovaram a realização da semana de luta do setor, entre os dias 23 e 27, em defesa de mais recursos para as instituições estaduais e municipais, bem como a realização, no segundo semestre de 2016, do XIV Encontro Nacional do Setor, na cidade de Salvador (BA), sob organização da Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Bahia (Aduneb SSind).

Outros pontos destacados nos debates foram os desdobramentos da política ajuste fiscal que vem sendo promovida em vários estados e municípios, com o atraso no pagamento de salários e retirada de direitos sociais dos servidores, e a implantação de fundos de pensão estaduais, como já ocorreu no Paraná, por exemplo.  Os participantes reafirmaram a necessidade de intensificar a mobilização para barrar esses ataques e ainda de fazerem o levantamento da situação orçamentária e financiamento das IES para instrumentalizar a luta por mais verbas para as instituições.

Fonte: ANDES-SN

Fotos: Fritz R. Nunes e ANDES-SN

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Delegados da Sedufsm avaliam 35º Congresso

SVG: calendario 03/02/2016
SVG: tag 35 Congresso
Evento aconteceu de 25 a 30 de janeiro, em Curitiba (PR)

Texto do 35º Congresso prevê cartilha sobre saúde docente

SVG: calendario 02/02/2016
SVG: tag 35 Congresso
Proposta para orientar pesquisa foi apresentada de forma conjunta pela Apufpr e Sedufsm

35º Congresso do ANDES-SN finaliza com a Carta de Curitiba

SVG: calendario 01/02/2016
SVG: tag 35 Congresso
Participantes reafirmam compromisso com a luta pela educação pública

Veja todas as notícias