Consu homologa nota da Andifes sobre crise política SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 24/03/16 15h22m
SVG: views 1429 Visualizações

Alguns conselheiros questionaram posição de reitores sobre ajuste fiscal

Alt da imagem
Reitor Paulo Burmann defendeu a homologação da nota da Andifes

Por 27 votos favoráveis e 3 contrários, o Conselho Universitário (Consu) da UFSM homologou na manhã desta quinta, 24, a nota divulgada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) no dia 17 de março, na qual é manifestada “preocupação com o cenário político das instituições e a democracia”. O conteúdo da nota, que você pode conferir aqui, teve a contribuição do reitor da UFSM, professor Paulo Burmann, e que foi o autor da solicitação para que a mesma fosse homologada na sessão do Conselho desta quinta.

Em que pese concordar com o teor da nota, considerada por ele como “em tons adequados”, Alcir Martins, da bancada dos técnico-administrativos, considerou o documento “incompleto”. Para o conselheiro, é importante “defender a democracia como método”, mas também é fundamental “defender a democracia como substância”. Na avaliação de Martins, o texto elaborado pela Andifes precisaria tocar em outros pontos importantes, como por exemplo, o cenário de cortes na universidade e a reforma fiscal anunciado no último dia 21 (leia mais aqui) pela equipe econômica da presidente Dilma Rousseff, com efeitos nocivos ao setor público.

A conselheira Helenise Sangoi Antunes, diretora do Centro de Educação, destacou a importância da nota da Andifes e que esta tinha que ser apoiada naquele momento. Contudo, manifestou entendimento similar à ponderação de Alcir Martins de que o Consu precisa se debruçar sobre outras questões graves da conjuntura, como são o caso dos cortes e mesmo o novo pacote de medidas fiscais que prevê, inclusive, um programa de demissão voluntária no serviço público.

Saia justa


 

Paulo Burmann concordou que o ajuste fiscal do governo tem colocado a universidade em uma situação difícil, e que isso precisa ser melhor discutido, todavia, argumentou que a nota elaborada pela Andifes, aprovada na reunião do Pleno da entidade, e da qual ele participou da redação, não teria como ser alterada pelos conselheiros da UFSM. Para o reitor, o apropriado seria tratar especificamente do ajuste fiscal e dos cortes em uma nota posterior.

Alcir Martins, que teve o apoio em sua argumentação do conselheiro Mauro Pereira, também técnico-administrativo, informou que da forma como a nota dos reitores estava, considerada por ele “incompleta”, não seria favorável. Martins enfatizou ainda que há muitas divergências em relação a posições assumidas pela Andifes que, na opinião dele, tem chancelado sem maiores críticas, políticas do governo federal que afrontam a universidade.

Comunicações

Durante o período das comunicações na reunião do Consu desta quinta-feira, o diretor do Centro de Tecnologia, Luciano Schuch, frisou aos conselheiros a importância do processo da Estatuinte em andamento na UFSM. Schuch apelou por mais participação da comunidade universitária.

Alcir Martins informou sobre o andamento na organização da etapa municipal do II Encontro Municipal de Educação (ENE). O evento acontece no sábado, dia 2 de abril, na Escola Estadual Cilon Rosa.

Texto: Fritz R. Nunes

Foto: Multiweb UFSM

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Seminário “Universidade que queremos” acontece nesta quinta, 25 de abril

SVG: calendario 24/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorre às 19h, no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Reunião entre docentes do EBTT e reitor da UFSM discute Ação Civil Pública sobre controle de frequência

SVG: calendario 23/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro debateu alternativas para atender às exigências do MPF e garantir equidade entre os(as) docentes

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

Veja todas as notícias