Seminário discute saúde e trabalho docente SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 20/05/16 16h33m
SVG: views 1368 Visualizações

Evento promovido pela Sedufsm ocorre na segunda, 23 de maio

Alt da imagem

Entre 2012 e 2013, os casos de afastamentos de docentes por transtornos mentais e comportamentais na UFSM subiram de 26 para 58. A informação é do Setor de Qualidade de Vida da instituição e aponta para um problema que deve se transformar nos próximos anos em um dos maiores fatores causadores de afastamento de trabalhadores do seu local de trabalho, conforme a própria Organização Mundial de Saúde (OMS). Estabelecer a relação entre o adoecimento e a intensificação do trabalho docente é um dos objetivos do seminário que ocorrerá segunda, 23 de maio, às 16h, no auditório do Colégio Politécnico da UFSM, em uma promoção da Sedufsm.

Para aprofundar um pouco mais essas questões, a Sedufsm organizou o Seminário “Intensificação do trabalho docente: saúde x adoecimento”, do qual participarão convidados da UFSM e também de fora da instituição. Os palestrantes serão Andrea Nárriman Cezne, professora do departamento de Direito da UFSM; Liliani Mathias Brum, médica do trabalho e coordenadora do Serviço de Perícia Oficial em Saúde da UFSM; e Luís Allan Künzle, vice-presidente da Associação dos Professores da UFPR, seção sindical do ANDES-SN. A coordenação da mesa será do diretor da Sedufsm, Gianfábio Franco, professor do departamento de Enfermagem da UFSM, campus de Palmeira das Missões.

O diretor da Apufpr, Luís Allan, trará como um dado a ser agregado ao debate, a pesquisa realizada junto aos docentes da Universidade Federal do Paraná, que usou parâmetros que foram discutidos em grupo de trabalho do ANDES-SN. Trabalho semelhante foi realizado pela Sedufsm e as informações colhidas foram compartilhadas com a equipe da Apufpr.

Texto: Fritz R. Nunes

Imagem: J. Adams Propaganda

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Seminário “Universidade que queremos” acontece nesta quinta, 25 de abril

SVG: calendario 24/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorre às 19h, no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Reunião entre docentes do EBTT e reitor da UFSM discute Ação Civil Pública sobre controle de frequência

SVG: calendario 23/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro debateu alternativas para atender às exigências do MPF e garantir equidade entre os(as) docentes

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

Veja todas as notícias