Conselho aprova ajuste no calendário acadêmico da UFSM SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 16/12/16 12h16m
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Decisão do CEPE foi tomada em reunião ocorrida na manhã desta sexta, 16

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Proposta de ajuste no calendário letivo da UFSM teve pouca polêmica

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal de Santa Maria aprovou por unanimidade um ajuste no calendário acadêmico da instituição, prorrogando prazos para o término das aulas e realização dos exames. Dessa forma, o calendário foi estendido de 19 de dezembro (próxima segunda) a 20 de janeiro de 2017. Conforme o relator do processo, professor Daniel Piccilli, as comissões do Conselho levaram em conta a proposta apresentada pela Pró-Reitoria de Graduação e também as reivindicações da Sedufsm. No ofício encaminhado ainda na quarta-feira pelo sindicato (ler aqui) e reiterado em audiência com o reitor na tarde de quinta, dia, 15, o reivindicado era que fosse elaborado um novo calendário, levando em conta o período de ocupações e também o da greve.

A proposta elaborada e aprovada não representou um novo calendário, como proposto pelo sindicato docente, mas sim uma dilatação de prazos do calendário anterior. No que se refere a uma parte da representação estudantil no CEPE, que não integra a atual diretoria do DCE, a proposição levada a debate e deliberação no Conselho era a mais apropriada e foi apoiada por esse setor.

Bruna Klein Alfing, representando a Casa do Estudante (CEU II) leu uma carta elaborada por cerca de 30 diretórios acadêmicos (DAs) em concordância com o ajuste do calendário. A posição dos DAs, frisou ela, foi retirada em reunião do Conselho de Entidades de Base (Coneb), sem a anuência da diretoria executiva do DCE (confira ao final desta matéria, a íntegra da carta que foi lida). Já a bancada do DCE no Conselho não fez manifestação a respeito da proposta de ajuste do calendário.

Tatiana Wonsik Joseph, integrante do CEPE e também diretora da Sedufsm, manifestou-se de forma solidária aos estudantes que participaram das ocupações e fez um apelo para que não haja nenhum tipo de represália a esses alunos. Anteriormente, no período das comunicações, o reitor, professor Paulo Burmann, ao desejar um bom final de ano a todos os conselheiros (as), pediu que as tensões das últimas semanas sejam superadas, e que em 2017 a instituição continue caminhando no sentido do respeito à diversidade e pluralidade de ideias. O dirigente da UFSM também frisou que "especificidades" em relação à recuperação das aulas devem ser discutidas no âmbito das coordenações de curso, no Conselho de Centro e, se for o caso, nos conselhos superiores.

CARTA DO CONSELHO DE ENTIDADES DE BASE AO CONSELHO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO E À DIRETORIA EXECUTIVA DO DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES DA UFSM

Os Diretórios Acadêmicos e Diretorias das Casas de Estudante abaixo subscritos, organizações que compõem o Conselho de Entidades de Base do Diretório Central dos Estudantes - órgão de fiscalização e deliberação superior à Diretoria Executiva do DCE da UFSM - vêm por meio desta carta manifestar posicionamento favorável ao reajuste do Calendário Acadêmico, em função da greve geral ocorrida na UFSM entre 25 de novembro e 13 de dezembro do corrente ano, somada ao movimento Ocupa UFSM, que paralisou 43 cursos de graduação e se espalhou por 15 prédios da universidade entre os dias 8 de novembro e 8 de dezembro.

Do mesmo modo que não somos contrários às atividades das aulas serem concluídas durante o período previsto no Calendário Acadêmico vigente para estudantes que não aderiram ao movimento grevista e/ou de ocupação, também reivindicamos que o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSM aprove um reajuste no calendário para que todo e qualquer estudante que tenha aderido à greve e/ou às ocupações desde seu início, estejam suas aulas paralisadas ou não, possa recuperar o conteúdo dessas aulas e fazer seus exames num novo período estabelecido. Além disso, reivindicamos que essa recuperação possa estar assegurada através de acordo entre estudante e professor, com recurso colegiado, seja no seu respectivo curso ou departamento.

Tendo em vista que ficou estatutariamente impossível de se realizar em tempo uma Sessão Extraordinária Autoconvocada do CEB a partir da inclusão da referida pauta nesta sessão do CEPE, e nem mesmo a Diretoria Executiva do DCE sequer realizou a Sessão Ordinária do Conselho de Entidades de Base desse mês de dezembro, manifestamos através dessa carta a opinião de ampla maioria dos Diretórios Acadêmicos e Diretorias das Casas, a qual, consequentemente, deve ser defendida pela Diretoria Executiva do DCE através de sua bancada no CEPE.

Assinam essa carta:

Centro Acadêmico do Desenho Industrial – CADI

Diretoria da Casa de Estudante I – CEU I

Diretoria da Casa de Estudante II – CEU II

Diretório Acadêmico da Arquitetura e Urbanismo – DACAU

Diretório Acadêmico das Artes Visuais - DAIC

Diretório Acadêmico das Ciências Biológicas – DABIO Palmeira das Missões

Diretório Acadêmico das Ciências Biológicas – DABIO Santa Maria

Diretório Acadêmico da Comunicação Social – DACOM Frederico Westphalen

Diretório Acadêmico da Comunicação Social – DACOM Santa Maria

Diretório Acadêmico da Enfermagem – DAENF

Diretório Acadêmico da Engenharia Acústica – DAAC

Diretório Acadêmico da Engenharia de Produção - DACEP

Diretório Acadêmico da Engenharia Sanitária e Ambiental – DAESA

Diretório Acadêmico da Filosofia – DAFIL

Diretório Acadêmico da Física – DAF

Diretório Acadêmico da Fisioterapia – DAFISIO

Diretório Acadêmico da Fonoaudiologia – DAFON

Diretório Acadêmico da Geografia – DAGEO

Diretório Acadêmico da História – DAQUIPALM

Diretório Acadêmico da Informática - DAINF

Diretório Acadêmico das Letras – DAL

Diretório Acadêmico da Matemática – DAMAT

Diretório Acadêmico da Música - DAMUS

Diretório Acadêmico da Psicologia – DAPSI

Diretório Acadêmico de Processos Químicos - DAPQ

Diretório Acadêmico da Química Bacharelado E Química Industrial – DAQUIB

Diretório Acadêmico da Química Licencieatura– DAQUIL

Diretório Acadêmico das Relações Internacionais - DARI

Diretório Acadêmico do Serviço Social – DASS

Diretório Acadêmico da Terapia Ocupacional – DATO.”

 

Texto e fotos: Fritz R. Nunes com informações extraídas também do ‘Ocupa UFSM’.

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

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