Consulta para a reitoria: confira entrevista com a chapa 1 SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 19/06/17 17h12m
SVG: views 1570 Visualizações

Sedufsm promoveu “Diálogo com as candidaturas à reitoria da UFSM”

Alt da imagem
A chapa 1 é liderada pelos professores Paulo Burmann (d) e Luciano Schuch (e)

A Seção Sindical dos Docentes da UFSM promoveu a série de entrevistas “Diálogo com as candidaturas à reitoria da UFSM”. As entrevistas foram gravadas entre segunda, 12 de junho, e quarta, 14 de junho. A veiculação das entrevistas com as três chapas que concorrem na consulta à reitoria da UFSM, dias 27 e 28 de junho, se deu na quinta, 15 de junho, através do facebook da Sedufsm. Confira a seguir o vídeo com a entrevista da chapa 1 “Para mudar ainda mais”, liderada pelos professores Paulo Burmann e Luciano Schuch. Antes de ver a entrevista, confira as seis perguntas que foram elaboradas pela Sedufsm aos candidatos.

1. No final de 2016 foi aprovado o congelamento dos investimentos federais por 20 anos, mas antes disso, desde 2014, as universidades federais vivem um cotidiano de redução de verbas. Esse cenário tem afetado setores essenciais das universidades, entre eles, o de segurança e limpeza. Na avaliação de vocês, qual é o papel da reitoria em um contexto de crise política e econômica e de que forma vocês pretendem enfrentar essa restrição de recursos?

2. Existem setores da sociedade, e inclusive da comunidade universitária, que veem a universidade pública e estatal como dispendiosa e apontam como alternativas, por exemplo, a busca de parcerias com empresas. Como vocês avaliam as parcerias público-privadas na UFSM?

3. A Proposta de Emenda Constitucional que legalizava a cobrança de taxas e/ou mensalidade em cursos de pós-graduação lato sensu de universidades públicas, foi derrubada na Câmara dos Deputados, mas julgada legal pelo Supremo Tribunal Federal. Qual a posição de vocês sobre a cobrança de taxas em cursos de especialização? Em caso de dirigirem a UFSM pretendem instituir esse tipo de cobrança?

4. Após uma década do início da expansão, alguns campi da UFSM ainda vivem sérias dificuldades. Entre elas, por exemplo, estão os escassos recursos para permanência, o que provoca um alto índice de evasão. Quais as propostas de vocês para qualificar a expansão? E quais as políticas no que toca o acesso e a permanência na UFSM?

5. Como você avalia a participação da sua unidade de ensino na Estatuinte? Quais os próximos passos para a efetivação desse processo?

6. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, a Ebserh, foi vendida para a comunidade universitária e santa-mariense como a solução para os problemas do Hospital Universitário.  Atualmente o que se percebe é um inchaço nos atendimentos e precariedade em alguns setores do hospital. A cedência à Ebserh como solução para o Husm foi acertada? Como vocês avaliam a Ebserh?

Texto e foto: Fritz R. Nunes

Gravação e edição: Ivan Lautert e Rafael Balbueno

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Comando Local de Greve divulga nota de apoio ao mapeamento da comunidade atingida pelos eventos climáticos

SVG: calendario 16/05/2024
SVG: tag Sedufsm
“A PRPGP da UFSM, parece não estar interessada em saber a situação das pessoas que fazem parte da comunidade universitária neste momento difícil”, ressalta o texto

XXIV Encontro da Regional RS do ANDES-SN é adiado

SVG: calendario 09/05/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento que aconteceria dias 24 e 25 de maio foi suspenso devido a eventos climáticos

Diretoria da Sedufsm divulga nota de solidariedade às vítimas da catástrofe socioclimática no RS

SVG: calendario 06/05/2024
SVG: tag Sedufsm
“Infelizmente, estamos diante de mais uma catástrofe previsível”, ressalta o texto

Veja todas as notícias