Jornal de abril convida Quartim de Moraes a retomar Maio de 68 SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 03/05/18 15h16m
SVG: views 1138 Visualizações

Edição deste mês também traz o passo a passo das eleições docentes, marcadas para 9 e 10 de maio

Alt da imagem

Os levantes franceses de Maio de 1968 completam 50 anos em 2018 e, na edição de abril do jornal da Sedufsm, o período de intensa mobilização é balançado sob o olhar do professor aposentado do departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), João Quartim de Moraes.

Na página 6, que abriga a seção intitulada ‘Com a Palavra’, ele fala à Sedufsm sobre a amplitude das mobilizações estudantis e operárias na França de 68, ao mesmo tempo em que relativiza a centralidade do Maio francês quando o coloca em comparação com outros movimentos em eclosão no mundo naquele momento, a exemplo da resistência norte-americana à Guerra do Vietnã, do movimento estudantil alemão e da própria luta brasileira contra a ditadura. Os contextos vividos pelo Brasil do final da década de 1960 e o contemporâneo também são destacados por Moraes, que ressalta aproximações e singularidades entre o golpe militar que mergulhou o país em 20 anos de ditadura, e os acontecimentos de 2016, caracterizados por ele como “golpe parlamentar, reforçado por um Judiciário faccioso e apoiado pelos grandes meios privados de comunicação social”.

Eleições docentes

O jornal de Abril da Sedufsm reserva três páginas (3, 4 e 5) para o serviço das eleições sindicais que ocorrem nos dias 9 e 10 de maio. Os (as) docentes da UFSM que tenham se sindicalizado até o dia 8 de fevereiro e estejam em dia com as contribuições sindicais até 8 de março podem votar no pleito, que elege, concomitantemente, a diretoria do ANDES-SN, a diretoria da Sedufsm e o Conselho de Representantes da seção sindical.

Na página 3, o (a) leitor (a) pode conferir os locais e horários de votação nos quatro campi da UFSM: Santa Maria, Palmeira das Missões, Cachoeira do Sul e Frederico Westphalen. Também neste espaço é possível ver quem são as duas chapas que concorrem nas eleições à diretoria do ANDES-SN – Chapa 1 “Andes autônomo e de luta” e Chapa 2 “Renova Andes”.

Já as páginas 4 e 5 estão reservadas à apresentação das duas chapas que concorrem à direção da Sedufsm no biênio 2018-2020: Chapa 1 “Classista, Autônoma e Democrática” e Chapa 2 “Renova Sedufsm”. Ali, é possível ver a nominata completa de ambas as chapas, bem como suas respectivas propostas e cartas de apresentação.

Expansão

A UFSM em Cachoeira do Sul e em Frederico Westphalen também é notícia no jornal da Sedufsm. No primeiro caso, o assunto é a espera pela liberação de prédios definitivos ao campus de Cachoeira, que hoje sofre com a provisoriedade e descentralização de suas instalações. Já quanto a Frederico, a pauta é a Agência da Hora, laboratório de jornalismo premiado, duas vezes, em âmbito nacional, e cujo foco é a cobertura de eventos nativistas alternativos.

Perfil e Cultura

Dois textos dividem a página 8. O primeiro apresenta Marília Denardin Budó, nova docente do departamento de Direito da UFSM. Ela tomou posse como professora adjunta no último 1º de março, embora tenha exercido uma década de docência em instituições privadas. Hoje, Marília leciona disciplinas relativas ao Direito Penal, e vê um descompasso entre a teoria da sala de aula e a realidade empírica observada no cenário político nacional. “É muito difícil dar aula quando eu compreendo o processo penal como um instrumento político que tem sido utilizado como forma de perseguir algumas pessoas e imunizar outras”, diz Marília.

O outro texto desta página atende pelo título de ‘Música Anticapitalista Brasileira’ e refere-se ao ‘Memórias do Fogo’, novo disco da banda carioca ‘El Efecto’. Tendo a criticidade, por vezes ácida, como tônica, as sete músicas que compõem o álbum “formam um retrato poético, duro e ao mesmo tempo inspirador, a respeito da vida sob a égide do capitalismo”.

A edição de abril do jornal da Sedufsm está sendo distribuída nas caixas de correspondência dos (as) docentes sindicalizados (as). Mas todos (as) podem acessar a versão digital do jornal aqui.

Boa leitura.

 

Texto: Bruna Homrich

Imagem: J. Adams Propaganda

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias