Movimentos sociais se mobilizam contra transfobia em S. Maria SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 29/01/20 17h11m
SVG: views 1434 Visualizações

Representantes de ONGs e juristas estiveram reunidos com delegados na sexta, 24

Alt da imagem
Reunião de movimentos sociais e juristas, com delegado e delegada, dia 24 de janeiro

29 de janeiro é o Dia Nacional da Visibilidade de Transexuais e Travestis. A data foi estabelecida em 2004, para lembrar a luta de pessoas travestis e transexuais por identidade de gênero, orientação sexual e direitos básicos, e também por acesso às políticas de saúde pública e ao mercado de trabalho, que são diariamente negados pela sociedade. E a cidade de Santa Maria enfrenta um problema ainda mais grave. Desde setembro do ano passado, até 21 de janeiro deste ano, já ocorreram cinco assassinatos de pessoas trans na cidade. Movimentos sociais na cidade, como por exemplo, o Coletivo Voe, a ONG Igualdade, estão se mobilizando para tentar barrar essa escalada de violência.

Além de eventos públicos, como a roda de conversa que ocorreu na terça, final da tarde, na praça dos Bombeiros, e do ato público marcado para esta quarta (29), às 16h, na praça Saldanha Marinho, os representantes de movimentos, com apoio de outros órgãos, têm se reunido com autoridades da segurança para discutir, além de ações de prevenção, estratégias para a conscientização da comunidade, combatendo o discurso de ódio contra esses segmentos, ao mesmo tempo em que são almejadas atitudes específicas de criminalização da LGBTfobia.

Na última sexta, 24 de janeiro, ocorreu uma reunião entre representantes do Coletivo Voe (Gabriela Quartiero), da ONG Igualdade (Marquita Quevedo), com Elisabete Shimomura, responsável pela Delegacia de Homicídios de Santa Maria, e com o chefe da delegacia regional de Política, Sandro Meinerz. Participaram também dessa agenda Marina Callegaro, da Associação de Juristas pela Democracia (AJURD) e Alberto Goerch, da comissão de diversidade sexual e de gênero da Ordem dos Advogados (OAB/ Santa Maria).

Conforme Gabriela Quartiero, a informação recebida das autoridades policiais é que a investigação vem sendo feita pelo setor de homicídios porque isso dá uma maior celeridade ao processo. Entretanto, segundo Gabriela, há um entendimento de que, para além das motivações aos crimes, o pano de fundo é a violência transfóbica. A integrante do Coletivo Voe também disse ter reiterado ao delegado e à delegada que o entendimento dos movimentos sociais é de que “não basta prender” os assassinos. É preciso, diz ela, desenvolver políticas públicas de prevenção a esses crimes.

Violência contra as mulheres

Nesta terça, 28, ocorreu uma outra reunião, desta vez junto à Prefeitura Municipal. O encontro foi com integrantes do Fórum de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres, que, em 8 de março, vai lançar uma campanha com o objetivo de prevenir os atos de violência, incentivar as denúncias e conscientizar a população sobre o crime.

Durante a reunião foram debatidas formas de divulgar com intensidade a campanha, salientando-se a necessidade de a comunidade se juntar à causa, bem como de entidades e instituições públicas e privadas aderirem. A expectativa da coordenadora-geral da campanha, Maria Celeste Landerdahl, é que, em março deste ano, a campanha já esteja lançada, sendo promovida em outdoors, panfletos, mídias impressas e digitais, entre outros meios. Conforme Laura Cortes, coordenadora do Fórum, a campanha abrangerá as mulheres trans também.

Leia também uma reportagem sobre o trabalho do ANDES-SN na luta em defesa da população trans.

 

Texto: Fritz R. Nunes com informações da Prefeitura de Santa Maria e  do ANDES-SN

Fotos: Coletivo Voe/facebook

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

XXIV Encontro da Regional RS do ANDES-SN é adiado

SVG: calendario 09/05/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento que aconteceria dias 24 e 25 de maio foi suspenso devido a eventos climáticos

Diretoria da Sedufsm divulga nota de solidariedade às vítimas da catástrofe socioclimática no RS

SVG: calendario 06/05/2024
SVG: tag Sedufsm
“Infelizmente, estamos diante de mais uma catástrofe previsível”, ressalta o texto

Sedufsm não terá atendimento ao público na manhã de quinta-feira

SVG: calendario 30/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Suspensão objetiva garantir a segurança de funcionários(as) em meio às fortes chuvas

Veja todas as notícias