Evento debate 30 anos da Guerra das Malvinas SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 1301 Visualizações

Cultura na SEDUFSM acontece nos dias 27 e 28 de março

Alt da imagem
Cartaz de divulgação do evento

O projeto Cultura na SEDUFSM, em sua 51ª edição, abre espaço mais uma vez, a exemplo do que aconteceu em agosto de 2011, quando debateu os ‘10 anos dos atentados de 11 de setembro’, para abordar um tema importante que mobilizou a América do Sul e o planeta há 30 anos: a Guerra das Malvinas, envolvendo Argentina e Inglaterra.

O evento terá dois momentos distintos - na terça (27), falará o jornalista, escritor e militante político argentino, Jorge Altamira, que está vindo especialmente para participar da atividade. E, na quarta, 28, a palestra será do professor de História Contemporânea da Universidade de São Paulo (USP), Osvaldo Coggiola, historiador com mais de 60 livros publicados. O evento acontece no auditório da SEDUFSM (André Marques, 665), a partir das 19h e tem entrada gratuita.
Jorge Altamira, que se envolveu nas manifestações ocorridas à época da guerra (iniciada oficialmente em 2 de abril de 1982) e, nas eleições de 2011, foi candidato a presidente da Argentina pela Frente de Esquerda, abordará em sua palestra o tema: “Grã-Bretanha e Argentina, imersas na crise mundial. Desafio para os trabalhadores da América Latina”.
O coordenador desta primeira mesa será o professor de História da UFSM, Diorge Konrad.

Osvaldo Coggiola, economista e professor de História da USP, além de diretor do ANDES-SN, abordará em sua palestra “A Guerra das Malvinas e a ‘democratização’ da América Latina”. A coordenação desta mesa ficará a cargo do professor de Direito da UFSM, José Luiz de Moura Filho.

O conflito

A Guerra das Malvinas (em inglês Falklands War e em espanhol Guerra de las Malvinas) ou Guerra do Atlântico Sul ou ainda Guerra das Falklands foi um conflito armado entre a Argentina e o Reino Unido ocorrido nas Ilhas Malvinas (em inglês Falklands), Geórgia do Sul e Sandwich do Sul entre os dias 2 de abril e 14 de junho de 1982 pela soberania sobre estes arquipélagos austrais tomados por força em 1833 e dominados a partir de então pelo Reino Unido. Sem dúvida, a Argentina reclamou como parte integral e indivisível de seu território, considerando que elas encontram "ocupadas ilegalmente por uma potência invasora" e as incluem como partes da província da Terra do Fogo, Antártica e Ilhas do Atlântico Sul.

O saldo final da guerra foi a recuperação do arquipélago pelo Reino Unido e a morte de 649 soldados argentinos, 255 britânicos e 3 civis das ilhas. Na Argentina, a derrota no conflito fortaleceu a queda da ‘Junta Militar’ que governava o país e que havia sucedido as outras juntas militares instaladas através do golpe de Estado de 1976 e a restauração da democracia como forma de governo. Por outro lado, a vitória no confronto permitiu ao governo conservador de Margaret Thatcher obter a vitória nas eleições de 1983.

Texto: Fritz R. Nunes com informações do Wikipedia
Ilustração: J. Adams Propaganda
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Seminário “Universidade que queremos” acontece nesta quinta, 25 de abril

SVG: calendario 24/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorre às 19h, no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Reunião entre docentes do EBTT e reitor da UFSM discute Ação Civil Pública sobre controle de frequência

SVG: calendario 23/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro debateu alternativas para atender às exigências do MPF e garantir equidade entre os(as) docentes

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

Veja todas as notícias