Brasília terá Marcha dos Servidores nesta quarta SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 219 Visualizações

Manifestação tem por objetivo pressionar o governo

Alt da imagem
Servidores voltam a fazer manifestação e pressionar governo

Docentes de Universidades Federais de todos os cantos Brasil estarão em caravana em Brasília, nesta quarta (28), para participar da Grande Marcha da Jornada Nacional de Lutas. Os professores marcharão junto com as demais categorias dos servidores públicos federais e também outros movimentos sociais pelo Espaço de Unidade de Ação em defesa dos direitos e conquistas dos trabalhadores e da qualidade do serviço público.

Além da Campanha Salarial Unificada dos SPF para 2012, a manifestação irá reivindicar ainda a rejeição do PLC 2/2012, que cria a Funpresp, a aplicação imediata dos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na Educação, entre outras bandeiras de interesse geral da sociedade civil.

A concentração da marcha acontece às 9h em frente à Catedral de Brasília. De lá, os manifestantes seguem rumo ao Espaço do Servidor, em frente ao bloco C do Ministério do Planejamento (MP), onde permanecerão até o início da reunião dos SPF com o secretário de Relações do Trabalho (SRT/MP), Sérgio Mendonça. Neste encontro, o responsável pela SRT/MP deve apresentar às entidades uma resposta do governo quanto à política salarial presente na pauta unificada de reivindicações dos SPF e ainda a retirada da seção XXIV do PL 2203/2011, que altera o Regime Jurídico Único no que diz respeito aos adicionais de insalubridade e periculosidade.

Na parte da tarde, os servidores participam de uma atividade política no Auditório Petrônio Portela, no Senado, contra a privatização da previdência pública. O seminário "Pela Rejeição do PLC 2/2012" acontece a partir das 14h e conta com a participação da professora Sara Granemann, da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Adufrj - Seção Sindical), e de Clemilce Carvalho, auditora fiscal da receita federal aposentada, além de vários parlamentares contrários ao PLC.

O ANDES-SN se reúne ainda às 15 horas com a Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC).
Na pauta, a negociação para a reestruturação da carreira docente, cujo processo será retomado com a SRT/MP no dia seguinte (29), às 10 horas.

O Sindicato Nacional espera contar com grande adesão dos sindicalizados, uma vez que vem enfrentando um difícil e moroso processo de negociação com o governo federal pela reestruturação da carreira do professor federal.

Além disso, a entidade tem participado ativamente das negociações unificadas com os demais servidores federais, no objetivo de romper a intransigência do governo e garantir ganhos reais através do reajuste linear, conforme prevê a Constituição Federal.

Texto: ANDES-SN
Foto: Arquivo/ANDES-SN
Edição: Fritz R. Nunes (SEDUFSM)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias