Protesto contra exploração de banco estatal SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 03/04/12 15h26m
SVG: views 203 Visualizações

Servidores da Caixa Federal reclamam de “jornada gratuita”

Alt da imagem

Apesar de ser um banco estatal, quando se trata do tratamento aos seus funcionários, a Caixa Econômica Federal (CEF) não age muito diferente das demais instituições financeiras privadas, que visam exclusivamente ao lucro. Em função de situações consideradas inaceitáveis, os servidores da CEF realizam nesta quarta-feira, 4, em todo o país, o “Dia Nacional de Luta contra a extrapolação da jornada e do trabalho gratuito”.

Em Santa Maria, conforme informação do Sindicato dos Bancários, ocorrerá panfletagem junto às agências. Marcelo Carrión, do sindicato local, explica que uma das reivindicações é que seja modificado o controle eletrônico, sendo instituído login único para os funcionários. Atualmente, destaca o sindicalista, existem brechas que permitem burla ao sistema.

Conforme o jornal elaborado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), “seja qual for a circunstância, os empregados não são obrigados a trabalhar além da jornada para a qual foram contratados, e tampouco sem o registro correto de tais horas no Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon)”.

Ainda segundo o periódico, "o excesso da jornada coloca em risco a saúde do trabalhador e também o expõe a erros pela carga exaustiva de trabalho, comprometendo a segurança das unidades espalhadas pelo país. A solução desse problema passa, sem dúvida, pelo cumprimento da jornada de trabalho de seis horas diárias, observado o máximo de 30 horas semanais".

Na avaliação do secretário de Saúde da Contraf, "é necessário que os trabalhadores marquem corretamente a jornada no Sipon, inclusive as horas extras, de modo que o trabalhador possa ter garantia de receber pelas horas efetivamente trabalhadas", afirma Plínio Pavão.

Para o professor Rondon de Castro, presidente da SEDUFSM, situação como essa, somada ao fato de os bancos estatais encontrarem-se entre os que mais lucram na ciranda financeira do país, demonstra coerência da política do governo, que prima por uma visão privatista.

Texto: Fritz R. Nunes com informações da Contraf-CUT
Foto: Sindicato dos Bancários de Santa Maria
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Seminário “Universidade que queremos” acontece nesta quinta, 25 de abril

SVG: calendario 24/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorre às 19h, no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Reunião entre docentes do EBTT e reitor da UFSM discute Ação Civil Pública sobre controle de frequência

SVG: calendario 23/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro debateu alternativas para atender às exigências do MPF e garantir equidade entre os(as) docentes

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

Veja todas as notícias