Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’ SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 18/04/24 14h27m
SVG: views 379 Visualizações

Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Alt da imagem

Docentes filiados(as) à Sedufsm estão em Brasília esta semana participando da Jornada de Lutas dos Servidores(as) públicos, com atividades desde terça-feira até hoje (18 de abril). Na terça-feira (16), os(as) docentes participaram de audiência na Câmara dos Deputados; na quarta-feira (17) da marcha dos(as) servidores(as) públicos(as) federais. Hoje, parte da delegação participa da reunião do Comando Nacional de Greve. 

A Sedufsm disponibilizou o transporte para os e as docentes que quisessem participar da atividade, representando a seção sindical. Estiveram presentes a professora Maristela Souza e os professores Hugo Gomes Blois Filho e Gihad Mohamad, que também participam do Comando de Greve Local. 

Audiência

Na tarde de terça-feira (16), o auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados em Brasília (DF), chegou à lotação máxima, repleto de servidores e servidoras mobilizados em defesa da educação pública e contra o reajuste salarial zero em 2024. A audiência, intitulada "Mobilização de servidores de universidades e IFs por reajuste salarial", foi promovida pela Comissão de Administração e Serviço Público para ouvir as demandas das categorias, uma vez que docentes de 24 universidades, institutos federais e Cefets permanecem em greve por tempo indeterminado.

O presidente do ANDES-SN, Gustavo Seferian, participante da mesa, ressaltou as pautas do Sindicato Nacional, destacando o aumento da mobilização na categoria docente e a relevância das greves da Fasubra e do Sinasefe. Também enfatizou as demandas por recomposição salarial, combate à perda de renda, reestruturação das carreiras e investimento significativo nas universidades, institutos federais e Cefets. Para ele, "é crucial uma agenda de revogação de medidas restritivas impostas pelo governo Bolsonaro, que afetam diretamente nossos direitos e perspectivas de aposentadoria", afirmou Seferian.

A audiência contou com a participação do secretário-executivo-adjunto do Ministério da Educação (MEC), Gregório Grisa, que liderou a primeira reunião da Mesa Setorial Permanente de Negociação (MSNP) com ANDES-SN, Sinasefe e Fasubra em 11 de abril, e afirmou que a reestruturação de carreiras é uma prioridade do governo e que detalhará a proposta em futuras reuniões com os grevistas.

Marcha

Na quarta-feira, os(as) docentes participaram da Marcha dos Servidores Públicos Federais, iniciativa das entidades que integram o Fórum de Entidades Nacionais Representativas de Servidores Federais (Fonasefe), entre elas o ANDES-SN. O Comando Nacional de Greve do ANDES-SN, estabelecido na segunda-feira (15), uniu-se à atividade. 

Os professores Hugo Gomes Blois Filho, Gihad Mohamad e Maristela Silva, participam da Marcha dos(as) Servidores(as) Públicos(as) Federais.

Servidoras e servidores públicos federais vindos de todo o país, unidos a estudantes e movimentos sociais, protestaram contra a proposta de reajuste zero apresentada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) , em uma marcha que reuniu cerca de dez mil pessoas, nessa grande greve da educação federal. 

Próximos passos 

Em decorrência do avanço da greve, na sexta-feira (19), está prevista a quarta rodada da Mesa Específica e Temporária da Carreira, com representantes das entidades da Educação e do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A expectativa é que o governo apresente respostas às propostas protocoladas pelas entidades sindicais, incluindo o ANDES-SN, relacionadas à reestruturação das carreiras do Magistério Superior (MS) e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). 

Assista a íntegra da audiência  AQUI. 

 

Texto: Karoline Rosa (jornalista), com informações do ANDES-SN
Imagens: Arquivo pessoal e ANDES-SN
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Comando Local de Greve divulga nota de apoio ao mapeamento da comunidade atingida pelos eventos climáticos

SVG: calendario 16/05/2024
SVG: tag Sedufsm
“A PRPGP da UFSM, parece não estar interessada em saber a situação das pessoas que fazem parte da comunidade universitária neste momento difícil”, ressalta o texto

XXIV Encontro da Regional RS do ANDES-SN é adiado

SVG: calendario 09/05/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento que aconteceria dias 24 e 25 de maio foi suspenso devido a eventos climáticos

Diretoria da Sedufsm divulga nota de solidariedade às vítimas da catástrofe socioclimática no RS

SVG: calendario 06/05/2024
SVG: tag Sedufsm
“Infelizmente, estamos diante de mais uma catástrofe previsível”, ressalta o texto

Veja todas as notícias