O Kairós e seus 15 anos de vida SVG: calendario Publicada em 26/07/2023 SVG: views 3026 Visualizações

O Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas/UFSM, comunidade acadêmica criada em 2008, agrega pesquisadores provenientes das mais diferentes áreas de conhecimento em estudos sobre a relação intrínseca entre trabalho e educação. Nesses quinzes anos de trabalho pedagógico ininterrupto, foram produzidos textos dissertativos, teses e publicados mais de uma centena de artigos, além de dezenas de capítulos de livros, além de livros de autoria e livros organizados.
 
Essas produções orientam-se pela Análise dos Movimentos de Sentidos (AMS), fundamento teórico-metodológico na Pesquisa em Educação, criado pelo próprio Grupo. Os dados de pesquisas são produzidos por meio de técnicas tais como entrevistas, análise documental, sendo analisados e sistematizados em grupos de interlocução (técnica de produção e análise de dados também criada pela líder do Grupo). Nos últimos cinco anos, os pesquisadores dedicam-se a aprofundar compreensões da categoria “trabalho pedagógico”, entendendo-a como crucial para reconfigurar os sentidos do trabalho dos professores na escola.

A escolha do nome Kairós deve-se a dois aspectos essenciais para o Grupo: a) evidenciar o aporte teórico-metodológico com a qual se produz conhecimento, a análise dialética; b) evidenciar os sentidos que impregnam as atividades e a convivência entre os pesquisadores. Explicita-se: os gregos antigos aplicavam duas palavras principais para tempo: a) Chronos, o tempo mensurável, aplicado, cotidianamente, para obter fins, gerando o cansaço e afastamento dos desejos; e diferentemente, b) Kairós, que é o tempo da oportunidade. 

No sentido literal, a palavra Kairós significa "momento magicamente oportuno" para escolher e agir. Ao se entender essa diferença de sentidos, se percebe como é difícil experimentar o kairós nas condições de emprego e, em decorrência trabalho, no atual estágio metabólico do capital, pois viver o tempo exige um modo diferenciado de estar no mundo, escrevendo sua história. Assim, o Grupo de Pesquisas dedica-se a analisar, prospectar, criar possibilidades de entender o trabalho na contemporaneidade, compreendendo este como a síntese de como o trabalho se constitui sobretudo na sociedade capitalista desde a Modernidade.

O Grupo Kairós organiza-se a partir de dois princípios: trabalho pedagógico e interlocução. Resulta um modo de convivência, produção, estudo e pesquisa que permite aos integrantes a autodenominação de comunidade acadêmica. Toda semana, o Grupo se reúne durante um dia para estudar, ler, debater questões pertinentes, relativas às temáticas em estudo. Há, do mesmo modo, oito Grupos Temáticos – GTs que promovem estudos em temáticas diferentes, durante a semana e, ainda, sessões de orientação individual. Todas essas atividades permitem uma contínua circulação da linguagem que resulta na produção do conhecimento e na constituição de pesquisadores, por meio de oficinas sobre Pesquisa em Educação e sobre escrita.

O Kairós é GT-RS do HISTEDBR (UNICAMP), liderado pelo Dr. Dermeval Saviani; tem assento nos grupos gestores da Rede Nacional de Pesquisadores em Pedagogia – REPPed e Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica – REGEPT. Igualmente, participa da REDESTRADO – Rede de Estudos sobre o Trabalho Docente (UFMG), liderada pela Dra. Dalila de Oliveira Andrade. Como atividades de internacionalização, mantém convênios acadêmicos com a Universidade de Sevilha (ES), com a Universidade de Málaga (ES) e com a Universidade do Minho (PT).

Em 2023, o Kairós, durante as comemorações dos 15 de existência, já realizou seminários, colóquios, organização de livros e, além das atividades previstas para o segundo semestre, está, desde janeiro divulgando o projeto ‘15 POR 15 KAIRÓS’, que consiste em quinze podcasts, com a participação de diversos convidados e convidadas.

O projeto é uma atividade de extensão que objetiva dialogar e debater sobre temáticas e conceitos implicados nos estudos desenvolvidos na comunidade acadêmica Kairós - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas. Nessa perspectiva, busca-se produzir espaços de interlocuções acadêmicas no formato de PODCAST (conteúdo em áudio, disponibilizado através de um arquivo ou streaming, que conta com a vantagem de ser escutado sob demanda, quando o usuário desejar), atividades promovidas pela Iniciação Científica do Kairós: acadêmicas Luisa Palma Menezes, Mirian Vargas Alvarenga, Graziella de Camargo da Costa, com o auxílio de Ânthony Scapin Eichner, Silvia de Siqueira, Marina de Carvalho do Nascimento, Gabriel Ávila Bagolin e Luiza da Silva Braido.

Os podcast consistem em uma série com quinze episódios com, no mínimo, 1 hora de duração para cada gravação e, posteriormente, com recursos de revisão, audição e edição são disponibilizados através de plataformas digitais, como o canal do Youtube, Instagram e Spotify da referida comunidade acadêmica, e de maneira totalmente gratuita. 

Espera-se com esta ação desenvolver um maior conhecimento dos pressupostos teóricos debatidos ao longo dos quinze episódios, propiciando maior compreensão sobre os temas, de modo a contribuir na divulgação e reconhecimento de comunidades acadêmicas e da importância científica das pesquisas desenvolvidas no âmbito da Educação.

Sobre o(a) autor(a)

SVG: autor Por Liliana Soares Ferreira
Professora do departamento de Fundamentos da Educação, líder do Grupo de Pesquisa Kairós da UFSM