Docente, a luta é coletiva! SVG: calendario Publicada em 06/08/2025 SVG: views 101 Visualizações

Iniciamos mais um semestre letivo e, como nos anteriores, a Sedufsm realiza o tradicional acolhimento, em que a direção vai aos campi conversar com os professores e professoras. Neste semestre, faremos blitz no campus Camobi, com visita a todos os centros de ensino esta semana e na próxima; e atividades culturais nos campi.

Nossa ida aos campi tem a função de conversar com os professores e professoras para compreender quais são as demandas docentes. Desde nossa primeira gestão Renova Sedufsm, iniciada no final de 2020, temos tido uma atuação atenta às demandas locais. Por isso, fomos contra a proposta de mudança nas nossas progressões, por exemplo.

Sabemos que uma educação pública de qualidade não passa apenas pelas demandas docentes, o que significa estarmos também atentos e atentas às questões da Universidade como um todo, mas também a demandas das cidades onde os campi estão localizados. Uma prova disso é aderirmos à luta por transporte público em Frederico Westphalen, ou contra o aumento da passagem em Santa Maria, assim como termos participado das discussões ambientais tanto em Cachoeira do Sul quanto em Santa Maria.

Um sindicato forte se faz com presença. E esta é uma das marcas da gestão Renova Sedufsm, estar presente no cotidiano dos professores e professoras, inclusive nos movimentos sociais das cidades de atuação da UFSM.

Mas um sindicato forte não se faz só com a direção e, sim, com a base. Por isso, no ano passado, lançamos a campanha Seja Sefufsm, transforme o mundo. Trata-se de um chamado à filiação e a à atuação sindical. Queremos que aqueles e aquelas que ainda não se filiaram, que façam parte da Sedufsm. E os professores e professoras já sindicalizadas, que participem ativamente das ações da seção sindical, não apenas em assembleias, mas em reuniões dos grupos de trabalho.

Temos grupos que discutem questões étnico-raciais, de gênero, da maternidade docente, que debatem a saúde, a aposentadoria, a carreira e também temas que abrangem questões nacionais, como as políticas educacionais, entre tantos. Por isso, nesta semana que estamos conversando com docentes, também estamos convidando todos e todas a estarem conosco, construindo a Sedufsm.

Sabemos que uma educação pública de qualidade não se faz apenas com melhores salários e condições de trabalho, mas também com financiamento das Universidades. Sabemos que vivemos um momento de disputa pelo Orçamento, dentro do Congresso Nacional. Por isso, lutamos junto com os movimentos sociais por justiça tributária. A Sedufsm não apenas está apoiando o plebiscito popular que discute o fim da escala 6x1 e a taxação dos ricos, como também é local de votação.

Iniciamos, assim, o semestre, com muitas frentes, sem esquecer que ainda temos que lutar pela efetivação de todos os pontos do acordo de greve e ficarmos atentos e atentas ao movimento, no Congresso Nacional, sobre a reforma administrativa. Por isso, mais uma vez, convidamos todos os professores e professoras a estarem conosco. Porque a luta é coletiva e se faz forte com mais gente. Como diz um conhecido provérbio africano: "Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá acompanhado". Para transformarmos o mundo, precisamos atuar juntos e juntas.

Sobre o(a) autor(a)

SVG: autor Por Neila Baldi
Professora do curso de Dança-Licenciatura da UFSM, diretora da Sedufsm

Veja também