Homenagear o professor para homenagear a docência
Publicada em
15/10/2025
329 Visualizações
Neste 15 de outubro, Dia das e dos Professores, a Sedufsm celebra a data e homenageia a categoria com um presente especial: a inauguração de sua nova sede em Camobi, que leva o nome de Clóvis Guterres, primeiro presidente da seção sindical, falecido em 20 de novembro de 2023.
Ter uma sede no bairro onde surgiu o primeiro campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é um sonho acalentado há muitos anos. Se, quando a Universidade foi instalada “lá fora”, como a comunidade carinhosamente chamava o antigo distrito rural e hoje bairro Camobi, boa parte da categoria morava em outra região, hoje muitas professoras e professores residem nos arredores. Além disso, com tantos compromissos que a docência impõe, a sede na entrada do campus facilita a vida de todos e todas, mesmo de quem não mora em Camobi. Assim, a Sedufsm está mais perto dos e das docentes.
Na figura do professor Clóvis, como o docente era chamado, homenageamos todos e todas as docentes e reverenciamos a docência. Na UFSM, Guterres coordenou diversos cursos no Centro de Educação, do qual foi também diretor, tendo como característica a militância por uma educação mais democrática. Na gestão de Paulo Burmann (2014-2017), o professor foi convocado para colaborar na elaboração de uma Estatuinte universitária, que deixasse para atrás o entulho autoritário da época da ditadura. O docente deu o pontapé inicial na coordenação dos debates, mas se afastou por problemas de saúde e se aposentou em seguida, em 2015.
Guterres esteve no grupo de fundação da Sedufsm, em 7 de novembro de 1989, portanto, na inauguração da Casa a seção sindical também homenageia as e os fundadores.
A Casa Clóvis Guterres, em Camobi, vem para aproximar o sindicato de sua categoria, com biblioteca e sala de reuniões que podem ser usadas por todos e todas, inclusive por docentes de outros campi, quando estão em Santa Maria. Ter um local em Camobi era um sonho antigo, concretizado na segunda gestão Renova Sedufsm (2022-2024), quando da compra do imóvel e concluído na nossa terceira gestão, iniciada ano passado. Era um dos pontos do programa de gestão desde que o atual grupo político assumiu a direção da Sedufsm, em 2020.
Na Casa, professores e professoras podem se sindicalizar, ter atendimento jurídico, solicitar documentos, retirar materiais de luta, entre outras atividades. Mas podem também tomar um cafezinho e ter um dedinho de prosa sobre a docência, a militância política, as questões nacionais e locais importantes. A Casa Clóvis Guterres nasce para ser um local de encontro de cultura. Seguimos, como o professor Clóvis, lutando por um país e uma educação mais democrática, e com a casa em sua homenagem, queremos que mais professores e professoras venham ser Sedufsm e transformar o mundo.
-
A Sedufsm inaugura nesta quarta (15) a sua sede em Camobi, próxima à entrada da UFSM, que leva o nome do professor Clóvis Guterres. Saiba mais aqui.

Sobre os(as) autores(as)
Vice-presidente e Secretária-geral da Sedufsm