Seções Sindicais do ANDES no RS debatem 'feminicídios cotidianos'
Publicada em 06/11/2025
Durante a tarde até o início da noite de sexta, 31 de outubro, as e os participantes do seminário "Feminicídios cotidianos", promovido pela Secretaria Regional RS do ANDES-SN e seções sindicais gaúchas, discutiram no Auditório do IFRS temáticas que mostram a realidade nua e crua das diversas formas de violência contra mulheres, pessoas negras e população LGBT. Durante o evento ocorreram três mesas de discussão, com abordagens distintas.
A primeira mesa, com Fernanda Melchionna, tratou de Violências de gênero no RS, com exposição e análise de dados, tendo como mediadora a professora Angélica Miranda (Aprofurg).
A segunda mesa teve como tema Mulheres negras e suas experiências nos ambientes de trabalho, com Angela Souza de Lima - servidora e coordenadora do NEABI/UFSM, Adriana Centeno, advogada e servidora pública que integra a Associação Mães Pretas em Porto Alegre, sob a coordenação de Simone Quadros Alvarez, docente da Escola de Enfermagem da Federal de Rio Grande (FURG).
E a terceira e última mesa abordou as Políticas de enfrentamento às opressões nas instituições de ensino públicas, com a participação da professora Letícia Carolina Nascimento, diretora do ANDES- SN, Cátia Gemelli (do SindoIF) e Neila Baldi (Sedufsm), com a mediação da professora Lauri Miranda, do Sindoif.