Morte de Jacob Gorender causa consternação SVG: calendario Publicada em 12/06/13
SVG: atualizacao Atualizada em 12/06/13 17h53m
SVG: views 797 Visualizações

Professores na UFSM lamentam perda de intelectual e militante

Alt da imagem
Morre Jacob Gorender, um dos mais importantes historiadores marxistas brasileiros.

Faleceu em São Paulo nesta terça-feira (11), aos 90 anos, o historiador e militante comunista Jacob Gorender. O escritor deixou um legado importante para a história política do Brasil, tanto nas áreas acadêmicas como nos movimentos de militância do Partido Comunista Brasileiro (PCB), e também do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR), ao qual foi um dos fundadores. A perda causou impacto no meio acadêmico e também no meio político. Até mesmo a presidente Dilma Rousseff divulgou nota lamentando a morte de Gorender.

Entre as obras escritas por Jacob Gorender, destaque para O Escravismo Colonial; A burguesia brasileira e Combates nas trevas. Ambos os livros apresentam referências do pensamento marxista e trazem a compreensão da história colonial e imperial brasileira, explicando como se deu a formação do capitalismo no Brasil.

O presidente da Sedufsm e diretor do ANDES-SN, Rondon de Castro, enfatizou a grande contribuição do historiador e militante político às causas democráticas. “Mais um grande brasileiro que nos deixa, mas que tem seu nome inscrito na história de luta deste país”.

O professor do curso de História da UFSM, Diorge Konrad, comenta sobre a perda do militante e destaca as contribuições presentes nas obras de Gorender: “Perdemos um dos grandes historiadores militantes do país, das lutas sociais e dos trabalhadores. Como escritor elaborou umas das obras mais contundentes sobre a formação social escravista brasileira, ‘O Escravismo Colonial’. Gorender contribui para entender a transição da escravidão para o capitalismo, bem como da necessidade de luta pelo socialismo. As suas obras sobre a burguesia brasileira, tem caráter da práxis da revolução em nosso país”.

Do mesmo modo, o professor de economia da UFSM, Sérgio Prieb, lamenta a morte de Gorender, destacando a importância da sua trajetória, “Jacob Gorender foi um dos grandes expoentes do pensamento Marxista no Brasil. Participando ativamente em movimentos de combate a ditatura militar, construiu uma trajetória política de luta, dentro e fora da academia”.

Segundo informações do site da Editora Fundação Perseu Abramo, responsável pela publicação de diversos livros do autor, ele estava na UTI há um mês e meio e faleceu em decorrência de um quadro infeccioso que se agravou nos últimos dias.

Texto: Carina Carvalho (estagiária) com informações do Jornal do Brasil e outros sites
Foto: divulgação em sites diversos
Edição: Fritz R. Nunes(jornalista)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm leva urnas do Plebiscito Popular até os campi da UFSM em Frederico Westphalen e Palmeira das Missões

SVG: calendario 04/08/2025
SVG: tag Sedufsm
Iniciativa questiona opinião da população sobre questões como fim da escala de trabalho 6x1 e taxação de super-ricos

Liderança indígena fala sobre a luta contra as diversas formas de violência que afetam as mulheres

SVG: calendario 01/08/2025
SVG: tag Sedufsm
Joziléia Kaingang, entrevistada da edição 106 do ‘Ponto de Pauta’, destaca temas da 4ª Marcha das Mulheres Indígenas

Comunidade da UFSM em Frederico Westphalen é refém de transporte precário

SVG: calendario 30/07/2025
SVG: tag Sedufsm
Quem precisa ir ao campus, que fica a 7 km do centro da cidade, depende do serviço ruim de uma única empresa

Veja todas as notícias