Sábado de manifestações em Santa Maria
Publicada em
26/07/13
Atualizada em
26/07/13 17h48m
445 Visualizações
Seis meses da Kiss e ato no Cipriano Rocha marcam o dia

Sábado, 27, será um dia de manifestações em Santa Maria. Pela manhã, a partir das 10h, concentração na praça Saldanha Marinho, próximo ao Banrisul, para atividades que irão marcas os seis meses da tragédia da boate Kiss, ocorrida em 27 de janeiro, que matou 242 pessoas e deixou centenas de feridos. Haverá doações de roupas para a campanha do agasalho a partir das 11h, conforme informação de Flavio Silva, do Movimento Santa Maria do Luto à Luta. Na parte da tarde, a partir das 13h, nova concentração na praça, mas desta vez para os integrantes do Movimento se deslocarem até o Loteamento Cipriano da Rocha, aonde haverá um ato público.
O protesto que ocorrerá no Loteamento Cipriano da Rocha, localizado no bairro Parque Pinheiro Machado, zona oeste da cidade de Santa Maria, foi construído pelo ‘Bloco de Lutas’ (entidades estudantis, sindicais e do movimento social) e faz parte da descentralização das manifestações. No último dia 16 de julho, ato semelhante foi realizado na zona leste da cidade, reunindo vários locais como Diácono Pozzobon e Vila Maringá.
No caso do Cipriano da Rocha, as reivindicações da comunidade passam por aspectos como falta de uma linha regular de ônibus, de correios, de uma escola de educação infantil. Nei D’Ogum, militante do movimento negro e morador no Loteamento, explica que um dos grandes impasses do local é a construção da escola infantil. “Fomos beneficiados com uma verba do Ministério da Educação. A prefeitura teria apenas que dar a contrapartida e licitar, mas ainda assim a obra se arrasta há anos”, diz Nei.
Na condição de participante do ‘Bloco de Lutas’, Nei D’Ogum destaca que além das pautas específicas da comunidade, as pautas gerais são as mesmas do Bloco: passe livre e redução da tarifa de ônibus, que hoje é abusiva. Ele afirma ainda que “estamos tentando sensibilizar as comunidades vizinhas – Santa Maria, Tancredo Neves, Canaã -, que também têm seus problemas, para que se juntem a nós.”
Texto: Fritz R. Nunes com a colaboração de Bruna Homrich
Foto: Arquivo/Sedufsm
Assessoria de Imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia
