Interação com crianças indígenas no Ipê Amarelo nesta quarta SVG: calendario Publicada em 22/10/13
SVG: atualizacao Atualizada em 22/10/13 18h15m
SVG: views 1413 Visualizações

Momento lúdico-educativo terá histórias e pintura de revista

Alt da imagem
Crianças indígenas e não indígenas em momento de interação na Escola Kaingang, no dia 26 de setembro

Por iniciativa da Sedufsm, da direção do Núcleo Infantil Ipê Amarelo na UFSM, e da direção da Escola Indígena Augusto Ope da Silva, vai acontecer nesta quarta, a partir das 15h, um novo momento de interação entre crianças indígenas kaingang e crianças não indígenas. Haverá uma roda de conversa entre as crianças, através da qual serão contadas histórias, com a participação de professores de ambas as escolas, e, em um segundo momento, os alunos se reunirão no pátio da escola para dar um novo formato, através de pintura, à revista ‘As aventuras do indiozinho Bretã’.

A publicação foi impressa para a realização do 58º Conad, de 18 a 21 de julho, mas teve seu lançamento oficial no dia 26 de setembro, em um ato inédito ocorrido na aldeia kaingang Três Soitas, próximo à rodoviária de Santa Maria. Agora, a história do curumim ‘Bretã’ foi refeita, possibilitando a que as crianças usem a imaginação através de uma pintura nos quadrinhos que compõem a revista.

O primeiro momento de interação entre as crianças indígenas e não indígenas aconteceu em abril de 2012, quando ‘As aventuras do indiozinho Bretã’ foram contadas em uma esquete teatral pela Cia Saca Rolhas, na Escola Ipê Amarelo. Posteriormente, a história se transformou na revista, que foi lançada no acampamento kaingang, que recebeu a visita dos alunos do Ipê Amarelo. Nesta quarta, entre 15h e 17h, acontece esse terceiro momento de um encontro extremamente educativo entre culturas diferentes, mas que têm muito a aprender uma com a outra.

Texto: Fritz R. Nunes
Fotos: Bruna Homrich e Renato Seerig
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Cineclubes Lanterninha Aurélio e Otelo celebram 130 anos do cinema com mostra especial

SVG: calendario 18/06/2025
SVG: tag Cultura
Próximas sessões exibirão os filmes 'Eles Não Usam Black Tie' e 'Germinal'

DCE promove Arraial na próxima terça-feira, 17 de junho

SVG: calendario 13/06/2025
SVG: tag Cultura
Evento acontece no estacionamento do RU I, das 10h às 19h. Sedufsm é apoiadora da atividade cultural.

Os motivos para assistir ‘Todo o dia a mesma noite’

SVG: calendario 06/06/2025
SVG: tag Cultura
Professor José Marcos Froehlich afirma que minissérie retrata história de uma tragédia anunciada

Veja todas as notícias