Vereadores homenageiam os 25 anos da Sedufsm
Publicada em
20/11/14
Atualizada em
20/11/14 20h33m
337 Visualizações
Sindicato é lembrado no “Expediente Nobre” e recebe moção de congratulações

E os 25 anos da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm) foram lembrados de forma intensa pelos representantes da comunidade santa-mariense na atual legislatura da Câmara de Vereadores. Aproximadamente uma hora da sessão plenária, iniciada pouco depois das 15h, foi usada para homenagear a entidade. Primeiro, o vereador Luciano Guerra (PT), usou o “Expediente Nobre” no qual resumiu a história de lutas da Sedufsm, desde os antecedentes á fundação, até as lutas mais recentes, enfatizando os eventos em praça pública e a solidariedade aos familiares de vítimas da Boate Kiss.
O atual secretário geral da seção sindical, professor Humberto Gabbi Zanatta, falou na “tribuna livre” sobre o compromisso da entidade com um projeto de educação para o país. E, como um acréscimo à homenagem, o vereador Manoel Badke (DEM), que também é docente da UFSM e filiado à seção sindical, propôs uma moção de congratulações em função dos 25 anos, iniciativa que teve a aprovação unânime dos parlamentares.
Em sua explanação, muito saudada pelos vereadores presentes, Humberto Gabbi Zanatta, ele também um ex-vereador (legislatura 1989-2002), destacou os tempos em que o sindicato fora fundado, por aproximadamente 100 professores, num tempo em que o sindicalismo ainda era visto com certa apreensão conservadora. Contudo, destacou Zanatta, as lutas ao longo do tempo fortaleceram a entidade e também a própria universidade, fazendo com que hoje mais de 1.200 pessoas se mantenham filiadas à Sedufsm.
Para o professor, a retrospectiva depois de duas décadas e meia, também devem servir para que se reflita sobre o país que queremos. Na ótica de Zanatta, se a educação, ao longo do tempo, ignorou a política, esta, por sua vez, jamais ignorou a educação e, talvez por isso, ainda hoje o tema educacional continue como uma bandeira não implementada plenamente. Para o sindicalista, é preciso ter clareza, a partir de uma visão de Paulo Freire, sobre a dimensão política do exercício do magistério. Após o discurso, Humberto Gabbi Zanatta foi convidado a sentar-se com os atuais parlamentares.
Moções
Manoel Badke, vereador e professor da UFSM, apresentou uma moção de congratulações aos 25 anos da Sedufsm e também em função dos 50 anos do curso de Engenharia Mecânica. Em sua justificativa na tribuna da sessão plenária, Badke falou, em relação à Sedufsm, sobre os objetivos da seção sindical, ressaltando a luta história pela dignidade salarial da categoria e também em defesa de uma educação pública gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. Em diversos momentos de sua fala, o vereador frisou as referências históricas citadas tanto por Luciano Guerra como por Humberto Gabbi Zanatta.
Prestigiaram as atividades na tarde desta quinta, ex-presidentes da Sedufsm, como por exemplo, Carlos Pires, Diorge Konrad, Ricardo Rondinel e Fabiane Costas. Atuais diretores, tais como Adriano Figueiró (presidente) e Suze Scalcon (vice-presidente). Filiados e conselheiros, como Jussara Rondinel e Antonio Carlos Lemos. Dentre os integrantes do público, o chargista e publicitário, Jôacir Xavier.
Texto: Fritz R. Nunes
Fotos: Bruna Homrich
Assessoria de imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia
