Dica cultural: professora sugere obra com tema feminista
Publicada em
21/05/21
Atualizada em
21/05/21 15h17m
889 Visualizações
Glaucia Konrad indica leitura de ‘O Livro do Feminismo’, publicação internacional de 2019

Sextou na quarentena! Nesta sexta chuvosa, em 21 de maio, a dica cultural vem de Glaucia Vieira Ramos Konrad, do departamento de Arquivologia da UFSM. Ela destaca publicação que é uma obra coletiva de professoras e pesquisadoras universitárias de várias instituições dos Estados Unidos e Inglaterra. 'O Livro do Feminismo’ aborda vários momentos da história das mulheres, do nascimento do feminismo até a atualidade. O Brasil tem espaço no livro com histórias como a de Maria da Penha Fernandes e da criação da Lei Maria da Penha. Boa leitura!
“O Livro do Feminismo apresenta o nascimento do feminismo desde o século XVIII até a atualidade. A obra aborda vários momentos da história das mulheres, as lutas por igualdade, os movimentos sufragistas, o patriarcado, a relação com a Igreja, as mulheres e o mundo do trabalho, as ondas do feminismo e o combate ao sexismo, entre outras tantas temáticas do universo das mulheres, tais como o uso do corpo, o aborto, o estupro, etc.
É uma obra coletiva realizada por professoras e pesquisadoras de várias instituições universitárias dos Estados Unidos e Inglaterra, cujas temas tratam do feminismo na comunidade LGBTQ+ (Hannah MacCann), questões de gênero em novelas indianas (Georgie Carroll), mulheres negras (Beverley Duguid), Guerra Fria e União Soviética (Liana Kirillova), experiência das mulheres nas duas guerras mundiais (Ann Kramer), História e cultura afro-americana (Marian Smith Holmes), entre outras.
Sobre a realidade do Brasil, o capítulo “Em briga de marido e mulher se mete a colher. Lutas feministas no Brasil”, dando destaque para a História de Maria da Penha Fernandes e da Lei Maria da Penha.
A obra procura responder questões como: “nasce-se mulher ou torna-se uma? ou ainda precisamos do feminismo no século XXI?”. Estas e outras questões são abordadas de forma didática e com linguagem clara, com muitas fotografias, desenhos, gráficos e boxes. Além de um glossário e índice que facilitam a leitura.
O livro é organizado por seções que englobam cada período específico de tempo e com citações de mulheres que viveram e se manifestaram nesses períodos.
Referência: MacCann, Hannah et al. Livro do Feminismo. 1. ed. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2019. Il. (As grandes ideias de todos os tempos).”
Glaucia Konrad
Professora do departamento de Arquivologia da UFSM. Atua nos Programas de Pós-Graduação em História, de Pós-Graduação Profissional em Patrimônio Cultural e no Curso de Epecialização a Distância em Gestão em Arquivos.
Texto: Fritz R. Nunes
Imagens: Medium e arquivo
Assessoria de imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia
