MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Sindicato

ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que, desde o dia 23 de março de 2020, em função da pandemia, a sede do sindicato está fechada e os atendimentos sendo realizados de forma remota. Os (as) sindicalizados (as) podem entrar em contato com a entidade das 8h às 12h e das 14h às 18h através do e-mail [email protected] ou pelos telefones (55) 99962-2248 e (55) 99935-8017.


Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

21/05/2021   21/05/2021 15h17m   | A+ A- |   316 visualizações

Dica cultural: professora sugere obra com tema feminista

Glaucia Konrad indica leitura de ‘O Livro do Feminismo’, publicação internacional de 2019

Sufragistas, que entre final do século XIX e início do século XX, lutavam pelo direito ao voto
Sufragistas, que entre final do século XIX e início do século XX, lutavam pelo direito ao voto

Sextou na quarentena! Nesta sexta chuvosa, em 21 de maio, a dica cultural vem de Glaucia Vieira Ramos Konrad, do departamento de Arquivologia da UFSM. Ela destaca publicação que é uma obra coletiva de professoras e pesquisadoras universitárias de várias instituições dos Estados Unidos e Inglaterra. 'O Livro do Feminismo’ aborda vários momentos da história das mulheres, do nascimento do feminismo até a atualidade. O Brasil tem espaço no livro com histórias como a de Maria da Penha Fernandes e da criação da Lei Maria da Penha. Boa leitura!


“O Livro do Feminismo apresenta o nascimento do feminismo desde o século XVIII até a atualidade. A obra aborda vários momentos da história das mulheres, as lutas por igualdade, os movimentos sufragistas, o patriarcado, a relação com a Igreja, as mulheres e o mundo do trabalho, as ondas do feminismo e o combate ao sexismo, entre outras tantas temáticas do universo das mulheres, tais como o uso do corpo, o aborto, o estupro, etc.

É uma obra coletiva realizada por professoras e pesquisadoras de várias instituições universitárias dos Estados Unidos e Inglaterra, cujas temas tratam do feminismo na comunidade LGBTQ+ (Hannah MacCann), questões de gênero em novelas indianas (Georgie Carroll), mulheres negras (Beverley Duguid), Guerra Fria e União Soviética (Liana Kirillova), experiência das mulheres nas duas guerras mundiais (Ann Kramer), História e cultura afro-americana (Marian Smith Holmes), entre outras.

Sobre a realidade do Brasil, o capítulo “Em briga de marido e mulher se mete a colher. Lutas feministas no Brasil”, dando destaque para a História de Maria da Penha Fernandes e da Lei Maria da Penha.

A obra procura responder questões como: “nasce-se mulher ou torna-se uma? ou ainda precisamos do feminismo no século XXI?”. Estas e outras questões são abordadas de forma didática e com linguagem clara, com muitas fotografias, desenhos, gráficos e boxes. Além de um glossário e índice que facilitam a leitura.

O livro é organizado por seções que englobam cada período específico de tempo e com citações de mulheres que viveram e se manifestaram nesses períodos.

Referência: MacCann, Hannah et al. Livro do Feminismo.  1. ed. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2019. Il. (As grandes ideias de todos os tempos).”



Glaucia Konrad

Professora do departamento de Arquivologia da UFSM. Atua nos Programas de Pós-Graduação em História, de Pós-Graduação Profissional em Patrimônio Cultural e no Curso de Epecialização a Distância em Gestão em Arquivos.

 

Texto: Fritz R. Nunes
Imagens: Medium e arquivo
Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

Fotos da Notícia

Sufragistas, que entre final do século XIX e início do século XX, lutavam pelo direito ao voto Livro do Feminismo Professora Glaucia Konrad

Compartilhe com sua rede social


© 2021 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041