Dica cultural: professora sugere obra com tema feminista SVG: calendario Publicada em 21/05/21
SVG: atualizacao Atualizada em 21/05/21 15h17m
SVG: views 926 Visualizações

Glaucia Konrad indica leitura de ‘O Livro do Feminismo’, publicação internacional de 2019

Alt da imagem
Sufragistas, que entre final do século XIX e início do século XX, lutavam pelo direito ao voto

Sextou na quarentena! Nesta sexta chuvosa, em 21 de maio, a dica cultural vem de Glaucia Vieira Ramos Konrad, do departamento de Arquivologia da UFSM. Ela destaca publicação que é uma obra coletiva de professoras e pesquisadoras universitárias de várias instituições dos Estados Unidos e Inglaterra. 'O Livro do Feminismo’ aborda vários momentos da história das mulheres, do nascimento do feminismo até a atualidade. O Brasil tem espaço no livro com histórias como a de Maria da Penha Fernandes e da criação da Lei Maria da Penha. Boa leitura!


“O Livro do Feminismo apresenta o nascimento do feminismo desde o século XVIII até a atualidade. A obra aborda vários momentos da história das mulheres, as lutas por igualdade, os movimentos sufragistas, o patriarcado, a relação com a Igreja, as mulheres e o mundo do trabalho, as ondas do feminismo e o combate ao sexismo, entre outras tantas temáticas do universo das mulheres, tais como o uso do corpo, o aborto, o estupro, etc.

É uma obra coletiva realizada por professoras e pesquisadoras de várias instituições universitárias dos Estados Unidos e Inglaterra, cujas temas tratam do feminismo na comunidade LGBTQ+ (Hannah MacCann), questões de gênero em novelas indianas (Georgie Carroll), mulheres negras (Beverley Duguid), Guerra Fria e União Soviética (Liana Kirillova), experiência das mulheres nas duas guerras mundiais (Ann Kramer), História e cultura afro-americana (Marian Smith Holmes), entre outras.

Sobre a realidade do Brasil, o capítulo “Em briga de marido e mulher se mete a colher. Lutas feministas no Brasil”, dando destaque para a História de Maria da Penha Fernandes e da Lei Maria da Penha.

A obra procura responder questões como: “nasce-se mulher ou torna-se uma? ou ainda precisamos do feminismo no século XXI?”. Estas e outras questões são abordadas de forma didática e com linguagem clara, com muitas fotografias, desenhos, gráficos e boxes. Além de um glossário e índice que facilitam a leitura.

O livro é organizado por seções que englobam cada período específico de tempo e com citações de mulheres que viveram e se manifestaram nesses períodos.

Referência: MacCann, Hannah et al. Livro do Feminismo.  1. ed. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2019. Il. (As grandes ideias de todos os tempos).”



Glaucia Konrad

Professora do departamento de Arquivologia da UFSM. Atua nos Programas de Pós-Graduação em História, de Pós-Graduação Profissional em Patrimônio Cultural e no Curso de Epecialização a Distância em Gestão em Arquivos.

 

Texto: Fritz R. Nunes
Imagens: Medium e arquivo
Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Os prazeres e as agruras de ser professor

SVG: calendario 10/10/2025
SVG: tag Cultura
Gérson Werlang indica a leitura de “Histórias escritas com giz”, livro de Vitor Biasoli

Peça teatral joga luz sobre violência a povos latino-americanos

SVG: calendario 03/10/2025
SVG: tag Cultura
“Não é hora de apontar culpados” poderá ser vista gratuitamente no sábado, 4 de outubro, no Espaço Cultural Victorio Faccin

Saiba mais sobre a formação das elites acadêmicas

SVG: calendario 26/09/2025
SVG: tag Cultura
Professor Daniel Coronel sugere leitura de obra que debate as formas de reprodução do capital acadêmico na UFSM

Veja todas as notícias