MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Sindicato

ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que, desde o dia 23 de março de 2020, em função da pandemia, a sede do sindicato está fechada e os atendimentos sendo realizados de forma remota. Os (as) sindicalizados (as) podem entrar em contato com a entidade das 8h às 12h e das 14h às 18h através do e-mail [email protected] ou pelos telefones (55) 99962-2248 e (55) 99935-8017.


Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

18/06/2021   18/06/2021 10h11m   | A+ A- |   96 visualizações

IV ENE só será realizado quando houver condições sanitárias

Decisão foi tomada pela Coordenação Nacional de Entidades em Defesa da Educação (Conedep)

III ENE, realizado em Brasília, em 2016
III ENE, realizado em Brasília, em 2016

O IV Encontro Nacional de Educação (ENE) foi adiado e deverá ser realizado somente quando houver condições sanitárias. Essa foi a decisão de entidades que compõem a Coordenação Nacional das Entidades em Defesa da Educação Pública e Gratuita (Conedep). Conforme o documento divulgado por essas entidades, há convicção da importância da realização do encontro, da sua magnitude, “mas entendemos que o IV ENE não pode ser realizado nesse cenário de crise sanitária, pelo seu formato, sua metodologia, ele requer um encontro presencial", diz um trecho.

Segundo a Conedep, é importante a construção de uma jornada de luta em defesa da educação pública e gratuita com a realização de plenárias estaduais, nos meses de junho e julho, ampliando o convite para que mais entidades participem da coordenação. O documento também orienta as entidades a articularem apoios às lutas dos setores da educação, que estão ocorrendo contra o Projeto de Lei (PL) 5595/20, que trata da volta às aulas presenciais. O PL classifica a educação como "serviço essencial" e proíbe a suspensão dos serviços presenciais durante emergências e calamidades públicas, que é o caso da pandemia da Covid-19.

Encontros anteriores
O I Encontro Nacional de Educação ocorreu em 2014, no Rio de Janeiro, e reuniu cerca de 2,5 mil pessoas. O I ENE teve o mérito de congregar novamente algumas entidades em um espaço de oposição às políticas educacionais em vigor e ao Plano Nacional de Educação (PNE), que transferiam verbas públicas para o setor privado da educação. O encontro apontou a necessidade de construção de um projeto de educação pública classista, democrática, laica e de qualidade e reiterou a consigna dos 10% do PIB, exclusivamente, para a escola pública, já!

Já o II Encontro Nacional de Educação, realizado em 2016, se deu numa conjuntura de acirramento da luta e ataques à classe trabalhadora no Brasil e no mundo e reuniu mais de 2 mil participantes em Brasília (DF), representantes de todas as regiões do país e dos diferentes setores da educação da Educação Básica e Ensino Superior.  Em 2019, o III Encontro Nacional da Educação levou mais de 1,2 mil pessoas de todo o país à capital federal, para discutir os rumos da luta por uma educação pública, gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada.

Fonte: ANDES-SN
Imagem: Bruna Homrich
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

 

Fotos da Notícia

III ENE, realizado em Brasília, em 2016

Compartilhe com sua rede social


© 2021 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041