ANDES-SN subscreve ‘Carta em defesa da democracia’ SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 08/08/22 17h10m
SVG: views 553 Visualizações

Documento alerta para ameaças de desrespeito à Constituição e ao resultado das eleições

Alt da imagem
Sindicato Nacional dos Docentes recomenda divulgação e também adesão ao documento

Na última sexta, 5 de agosto, o Sindicato Nacional dos Docentes (ANDES-SN), por meio de ofício circular, enviou às seções sindicais a “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito!”, que já tem mais de 800 mil assinaturas. O ANDES-SN pede divulgação do documento, frisando o compromisso da entidade com “a defesa da democracia e a luta contra os retrocessos autoritários”. A expressão desse comprometimento se dá pelo fato de o sindicato ter assinado a referida carta e ser apoiadora dessa mobilização.

Em um dos trechos, o documento, que faz uma rememoração de carta similar divulgada em 1977, em pleno regime ditatorial, assinala:

Nossa democracia cresceu e amadureceu, mas muito ainda há de ser feito. Vivemos em um país de profundas desigualdades sociais, com carências em serviços públicos essenciais, como saúde, educação, habitação e segurança pública. Temos muito a caminhar no desenvolvimento das nossas potencialidades econômicas de forma sustentável. O Estado apresenta-se ineficiente diante dos seus inúmeros desafios. Pleitos por maior respeito e igualdade de condições em matéria de raça, gênero e orientação sexual ainda estão longe de serem atendidos com a devida plenitude.

Nos próximos dias, em meio a estes desafios, teremos o início da campanha eleitoral para a renovação dos mandatos dos legislativos e executivos estaduais e federais. Neste momento, deveríamos ter o ápice da democracia com a disputa entre os vários projetos políticos visando a convencer o eleitorado da melhor proposta para os rumos do país nos próximos anos.

Ao invés de uma festa cívica, estamos passando por momento de imenso perigo para a normalidade democrática, risco às instituições da República e insinuações de desacato ao resultado das eleições.

Ataques infundados e desacompanhados de provas questionam a lisura do processo eleitoral e o Estado Democrático de Direito tão duramente conquistado pela sociedade brasileira. São intoleráveis as ameaças aos demais poderes e setores da sociedade civil e a incitação à violência e à ruptura da ordem constitucional”.

Acesse a íntegra do documento, bem como alguns (algumas) dos que o assinaram, abaixo, em anexo.

O ANDES-SN recomenda que, as seções sindicais, bem como filiado(a)s, que tiverem interesse em contribuir assinando a carta, devem encaminhar o pedido através do site https://www.estadodedireitosempre.com/ ou por e-mail para o endereço: estadodedireitosempre@outlook.com, indicando nome e CNPJ.

 

Texto: Fritz R. Nunes com informações do ANDES-SN
Imagem: Print
Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: arquivo-download Documentos

- Carta em Defesa da Democracia

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Primeira reunião da Mesa Setorial com sindicatos da educação aconteceu nesta quinta, 11 de abril

SVG: calendario 12/04/2024
SVG: tag ANDES-SN
MEC explicou ao ANDES-SN, Fasubra e Sinasefe os protocolos de funcionamento da mesa de negociação

Urgência da luta antirracista será tema da nova edição da revista Universidade e Sociedade

SVG: calendario 04/04/2024
SVG: tag ANDES-SN
Lançamento ocorre em julho, durante o 67º Conad do ANDES-SN, em Belo Horizonte (MG)

Sindicatos da educação federal buscam unificar ações de mobilização

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag ANDES-SN
Sugestão em reunião conjunta do ANDES-SN, Sinasefe e Fasubra é de realizar plenária unificada na primeira quinzena de abril

Veja todas as notícias