Dica: “Sem Trelas”, o podcast comandado por três mulheres jornalistas SVG: calendario Publicada em 26/08/22
SVG: atualizacao Atualizada em 26/08/22 18h04m
SVG: views 674 Visualizações

Dentre os temas por elas abordados estão assédio, etarismo e fake news

Alt da imagem

Alguns dos temas mais pertinentes – e complexos – que afetam a vida das mulheres vêm sendo convocados ao debate pelas três jornalistas que comandam o podcast “Sem Trelas”. Luciana Carvalho, professora do departamento de Ciências da Comunicação da UFSM (campus Frederico Westphalen), Rejane Miranda, programadora de rádio da UniFM e mestranda em Patrimônio Cultural na UFSM, e Carine Prevedello, professora da Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), lideram o programa, que é veiculado todas as sextas-feiras, às 20h, no Spotify e no Youtube.

A dica desta sexta-feira, 26, resgata alguns dos principais episódios do programa. Quem indica o “Sem Trelas” é Sandra Anflor, jornalista no serviço público federal. Cabe destacar que, embora grande parte dos assuntos verse sobre questões relativas às mulheres, algumas edições contemplam uma esfera bem mais ampla, a exemplo de debates sobre fake news e cultura do cancelamento (que vai ao ar nesta sexta, 26) 

Leia, abaixo, a dica completa:

“Um papo com as amigas

Já no primeiro episódio da atual temporada do podcast de debates Sem Trelas, publicado há dois meses, o trio de idealizadoras dá o tom: as jornalistas, acadêmicas, mães e atrizes-diretoras de tantos outros papeis femininos Rejane Miranda, Carine Prevedello e Luciana Carvalho conversam com seu público de forma leve e descontraída, sem perder a complexidade, sobre temas caros à existência de mulheres adultas de todas as idades.

Com presença nas redes Facebook e Instagram, as gurias publicam novos episódios todas as sextas-feiras no Spotify. Experientes no radiojornalismo, elas têm facilidade de tratar, em linguagem cotidiana, temas delicados, como feminicídio e o cuidado com pais idosos. Os depoimentos das convidadas dão um toque especial.

Para quem algum dia já assistiu a programas de debates na tevê aberta ou a cabo que versam sobre temas caros às mulheres, vem, no primeiro contato, a impressão de dejà vu. Só que não. Rejane, Carine e Luciana têm uma pegada próxima das conversas que temos com as amigas, sem qualquer viés publicitário ou afetação. Falam de si, de nós, de todas.

Costumo ouvi-las enquanto faço as tarefas de organização da casa, tomando um café ou de pernas pro ar, entre um corre e outro. As vozes gostosas das três quase que me embalam e abrem caminhos de reflexão, que mais tarde, servem de tema para outras conversas, com outras amigas. Sim, outras amigas, porque – pra mim – essas gurias já fazem parte do meu círculo. E assim, sem trelas, vamos tecendo essa rede de afeto e informação.

Confira os oito episódios (dos 10 programados para essa temporada) já disponíveis no Spotify. E hoje (26 de agosto) haverá mais um, sobre Cultura do cancelamento e militância nas redes.

AGOSTO

O papel das mulheres no cuidado com os pais idosos

As várias faces da nudez

Etarismo

JULHO

Assédio

Feminicidio

A quem pertence o corpo da mulher?

JUNHO

Desinformação e fake news

A autoestima de homens e mulheres

Sandra Anflor, 58,

Jornalista no serviço público federal

 

 

Edição: Bruna Homrich

Imagens: Arquivo Pessoal e Sem Trelas

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Liderança indígena fala sobre a luta contra as diversas formas de violência que afetam as mulheres

SVG: calendario 01/08/2025
SVG: tag Sedufsm
Joziléia Kaingang, entrevistada da edição 106 do ‘Ponto de Pauta’, destaca temas da 4ª Marcha das Mulheres Indígenas

Comunidade da UFSM em Frederico Westphalen é refém de transporte precário

SVG: calendario 30/07/2025
SVG: tag Sedufsm
Quem precisa ir ao campus, que fica a 7 km do centro da cidade, depende do serviço ruim de uma única empresa

"A retomada é historicamente legítima, constitucional e cultural": comunicado oficial da retomada kaingang Ven Ga

SVG: calendario 28/07/2025
SVG: tag Sedufsm
Reafirmando o compromisso com a causa indígena, Sedufsm apoia a luta dos povos originários por terra, moradia e dignidade. Leia o comunicado na íntegra.

Veja todas as notícias