Dica: série francesa e os mistérios da imortalidade SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 30/09/22 10h55m
SVG: views 2017 Visualizações

Professor Francisco Mendonça Júnior sugere ‘Ad Vitam’, disponível na Netflix

Alt da imagem

Sextou! Nesta sexta, 30 de setembro, a dica cultural é do professor Francisco Mendonça Júnior, do departamento de História da UFSM. Da plataforma de streaming Netflix, ele traz a série de mistério chamada ‘Ad Vitam’, que traduzida do latim ao português significa “para a vida”. A série foi lançada em 2019, com a primeira temporada contando com 6 episódios de 52 minutos cada. E, no desenrolar da história, a velha utopia sobre a imortalidade é o foco central.

Who wants to live forever? Ad Vitam e a questão da imortalidade

O policial Darius (interpretado por Yvan Attal) se vê obrigado a investigar a morte de um grupo de jovens à beira-mar. Aparentemente, um plot sem nada de novo, mas a série francesa Ad Vitam, disponível na Netflix, tem nisso apenas o seu pontapé inicial. Imaginem um mundo onde uma doença matou boa parte da população mundial – infelizmente, algo não tão distante de nós assim. Contudo, a solução encontrada nesse futuro próximo foi um processo de regeneração completo, tanto no âmbito físico quanto psíquico. Assim, a imortalidade passou a ser acessível em várias lojas pelas cidades.

Nesse ponto, voltamos às mortes investigada por Darius, um policial que aparenta ser um cinquentão, mas tem 119 anos de idade. Elas poderiam ser um suicídio coletivo ou um atentado terrorista daqueles que vem nessa imortalidade uma aberração?

Acompanhando Darius e a jovem suicida Christa, interpretada por Garance Marillier, somos levados não apenas a desvendar os motivos por detrás dessas mortes, mas acima de tudo a pensar o que poderia acontecer em uma sociedade onde ninguém morreria ou envelheceria. Ou melhor, quase ninguém, afinal tal “benesse” só seria acessível depois dos 30 anos e após exames de compatibilidade.

Em uma sociedade onde se pode potencialmente viver eternamente jovem, como fica a memória? Haveria espaço para crianças e adolescentes? Como se gerir os recursos? Você viveria eternamente a mesma vida de sempre? Como encarar as relações pessoais? O que acontece àqueles condenados à mortalidade? Sem a ameaça da morte, como lidar com os riscos de viver? Normalmente, temos tanto medo da morte, que quase nunca nos perguntamos o que significaria viver para sempre e Ad Vitam nos permite fazer esse exercício.

De quebra, a série ainda nos apresenta à música da talentosa cantora e compositora The Rodeo, pseudônimo de Dorothée Hannequin, cuja Inner war pode ser encarada como uma bela síntese de Ad Vitam.”

Francisco Mendonça Júnior

Professor do departamento de História da UFSM.


Imagem: Divulgação e arquivo pessoal

Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

‘Mostra ‘Difusão’ é opção para ver o cinema abordando Direitos Humanos

SVG: calendario 12/04/2024
SVG: tag Cultura
Exibições acontecem nos dias 14, 20 e 21 de abril, às 19h, em Associação localizada na Vila Oliveira, em Santa Maria

Documentário remonta 30 anos de história da Boate do DCE

SVG: calendario 05/04/2024
SVG: tag Cultura
Lançamento, com entrada gratuita, acontece na quinta, 11 de abril, às 19h, no Auditório da Cesma

Livro destaca protagonismo das mulheres na Segunda Guerra

SVG: calendario 22/03/2024
SVG: tag Cultura
Dica cultural desta semana é da professora de Comunicação Social da UFSM, Viviane Borelli

Veja todas as notícias