Dirigentes da seção sindical estarão presentes em debates da saúde no CCS SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 20/03/23 17h43m
SVG: views 345 Visualizações

Sedufsm prestigia Pré-conferência de Saúde da UFSM e 1ª Conferência Democrática do Centro de C. da Saúde

Alt da imagem

Durante os dias 22 e 23 de março, o Centro de Ciências da Saúde (CCS) sedia a Pré-Conferência de Saúde da UFSM e a 1ª Conferência Democrática do CCS. Os eventos objetivam discutir a educação na saúde, formação profissional, debater propostas para o Sistema Único de Saúde e prioridades para a gestão do Centro. Integrantes da diretoria da Sedufsm estarão com uma banca em ambas as atividades, tanto na quarta, 22, no início da tarde (13h), quanto na quinta, 23, pela manhã.

Pré-Conferência de Saúde

No dia 22, no auditório Gulerpe, no CCS, acontecerá a Pré-Conferência de Saúde da UFSM/HUSM. Esta é uma das etapas preparatórias da 12ª Conferência Municipal de Saúde de Santa Maria, e das conferências estadual e nacional. 

O objetivo do encontro é discutir e apresentar proposta da comunidade acadêmica para o Sistema Único de Saúde (SUS). As proposições formuladas pelos docentes, técnico- administrativos(as) e estudantes de todos os cursos e setores da UFSM, poderão compor as deliberações que serão incorporadas aos planos de saúde do país. 

As pré-conferências de saúde estão sendo realizadas em todo o município, inclusive nas demais universidades. As propostas levantadas nesses encontros serão encaminhadas para a conferência do município, que acontecerá entre 31 de março e 1º de abril.

A Conferência Municipal delibera sobre as propostas que serão encaminhadas para a Conferência Estadual e elege delegados que irão representar Santa Maria. O mesmo ocorre da conferência estadual para a Conferência Nacional de Saúde.

Maria Denise Schimith, diretora do CCS, explica a importância do evento que pode ter impacto na atuação do SUS em esfera nacional: “As proposições da comunidade acadêmica para a saúde só serão consideradas se partirem da Pré-Conferência de Saúde da UFSM/HUSM. Então, é a partir desta pré-conferência que podemos contribuir para a elaboração das diretrizes do SUS que são incorporadas nos planos de governo das três instâncias da federação, na medida em que essas conferências são legalmente deliberativas. Por esse motivo, ressaltamos a importância da participação de toda a comunidade acadêmica e trabalhadores do HUSM.”

1ª Conferência Democrática do CCS

Com foco na gestão participativa, no dia 23, serão discutidas as dez prioridades da Gestão do CCS 2022/2026 com delegados/as representantes de todas as áreas do Centro. No segundo semestre de 2022 foram realizadas 12 pré-conferências, que elegeram os representantes. Esse movimento envolveu 258 docentes, técnico-administrativos/as e estudantes, com o objetivo de identificar problemas, necessidades e formular propostas que serão debatidas na plenária final da 1ª Conferência Democrática do CCS. Esta atividade é exclusiva para os 96 delegados/as escolhidos/as nas pré-conferências. 

Programação:

22/03 – Auditório Gulerpe/HUSM

13h30min: Abertura da Pré-Conferência de Saúde da UFSM/HUSM e 1ª Conferência Democrática do CCS

14h30min – Palestra “Educação na Saúde e Formação Profissional: quando o cuidado encontra o SUS, com o Prof. Dr. Alcindo Ferla

15:45: Grupos de trabalho

18:00 – Apresentação teatral e Coffee Break

23/08

08h – Plenária da 1ª Conferência democrática do CCS

As atividades do dia 22 são abertas para toda a comunidade acadêmica interessada no tema. Para participar é necessário realizar inscrições através do site. A Plenária que acontece no dia 23 é exclusiva para delegados.


Texto: Fritz R. Nunes com informações do Portal da UFSM
Imagens: Divulgação
Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Comando Local de Greve divulga nota de apoio ao mapeamento da comunidade atingida pelos eventos climáticos

SVG: calendario 16/05/2024
SVG: tag Sedufsm
“A PRPGP da UFSM, parece não estar interessada em saber a situação das pessoas que fazem parte da comunidade universitária neste momento difícil”, ressalta o texto

XXIV Encontro da Regional RS do ANDES-SN é adiado

SVG: calendario 09/05/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento que aconteceria dias 24 e 25 de maio foi suspenso devido a eventos climáticos

Diretoria da Sedufsm divulga nota de solidariedade às vítimas da catástrofe socioclimática no RS

SVG: calendario 06/05/2024
SVG: tag Sedufsm
“Infelizmente, estamos diante de mais uma catástrofe previsível”, ressalta o texto

Veja todas as notícias