Pesquisa embasará criação de novos cursos na UFSM Palmeira das Missões SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 14/04/23 17h12m
SVG: views 491 Visualizações

Maioria da comunidade apontou os cursos de Medicina e Biomedicina como mais relevantes para a região

Alt da imagem

Uma maneira de manter a UFSM socialmente referenciada, alinhando seus objetivos estratégicos às demandas da comunidade regional. Foi assim que o vice-diretor do campus da UFSM em Palmeira das Missões, Daniel Graichen, definiu a importância da pesquisa que objetivou ouvir o que a comunidade pensa sobre a criação de novos cursos na unidade.

Aplicada entre os dias 17 e 31 de janeiro de 2023, via formulário online, a pesquisa teve por público-alvo as e os habitantes dos municípios pertencentes ao Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Rio da Várzea, além de municípios vizinhos a Palmeira das Missões. A ideia é que os resultados do levantamento subsidiem as discussões do Conselho do campus no momento de definir prioridades de expansão para a unidade, equilibrando oferta e demanda.

Na pesquisa eram disponibilizadas cinco opções de cursos, todos noturnos, pois se encaixaram melhor no perfil da comunidade: Ciências Biológicas, Biotecnologia, Ciências Contábeis, Biomedicina e Tecnólogo em Gestão Pública. Biomedicina foi o curso mais votado pela comunidade, acumulando 40,6% dos votos, seguido, respectivamente, por Ciências Contábeis (16%) e Gestão Pública (11,3%).

Contudo, conforme informações do site da UFSM em Palmeira das Missões, 22,1% das e dos 1.865 respondentes sugeriram cursos que não estavam no leque inicial ofertado pelo levantamento. Destas novas opções, destacou-se, em primeiro lugar, a Medicina, seguida de Medicina Veterinária, Direito, engenharias e cursos na área de Ciência da Computação.

A escuta fundamental

Quando questionado sobre se a pesquisa, ao ouvir quais são as demandas e potencialidades da comunidade, poderia contribuir para o achatamento dos níveis de evasão na universidade, Graichen considera que, embora essa não seja a principal medida para garantir a permanência estudantil, cumpre um papel importante.

Daniel Graichen, vice-diretor da UFSM em Palmeira das Missões 

“Certamente a evasão também é um reflexo das percepções e angústias do estudante durante o curso, quando olha o mercado de trabalho. E nesse sentido, ter um curso que o mercado regional está demandando tende a manter o aluno mentalmente engajado no curso, afastando-o da evasão. Mas não considero que essa seja a principal maneira de achatar a evasão. Considero que o fortalecimento das políticas de assistência estudantil são tão importantes quanto o mercado de trabalho regional nesse ponto”, disse o vice-diretor à Assessoria de Imprensa da Sedufsm.

Em sua análise, o que mais impactou a evasão nos últimos anos foi o ataque ao ensino superior público brasileiro.

“Isto se percebe por um sentimento de desprezo que foi intencionalmente implantado na sociedade e que faz com que os alunos, quando estão dentro de um curso, não atuem dedicando prioridade a esse curso. Desta maneira, na primeira dificuldade fica fácil abandonar o curso, já que existe este sentimento de banalidade e menor importância do ensino superior. A crise do ensino superior certamente é um projeto plantado, e que só será revertido se este fato for aceito”, sugere Graichen.

Também ouvida pela Sedufsm, a professora do departamento de Administração da UFSM em Palmeira das Missões e coordenadora da equipe responsável pela elaboração e execução da pesquisa, Dionéia Dalcin, explica que a escuta da comunidade é essencial no momento de planejar os próximos passos da instituição.

“Identificar as necessidades da sociedade é uma das condutas da Universidade Federal de Santa Maria para a elaboração de iniciativas que contribuam na resolução dos problemas sociais das regiões de sua abrangência. Neste sentido, a universidade promoveu o processo de escuta da comunidade e agora ela poderá ser importante para que possamos articular esforços institucionais e embasar decisões sobre novos cursos de Ensino Superior ofertados no campus Palmeira das Missões. Decisões estratégicas para o campus”, comenta.

Para ela, não se pode afirmar que os cursos escolhidos pela comunidade na pesquisa de opinião conhecerão menores índices de evasão, sendo necessários ainda estudos técnicos acerca de tais sugestões.  Contudo, a iniciativa de acolher o que propõe a comunidade é um passo.

“Sempre que são realizados estudos, como uma pesquisa de opinião, há um indicativo de que os dados e informações produzidos possam contribuir para entender e promover ações para os problemas institucionais [...] E assim, as decisões tendem a ser mais efetivas e podem vir a auxiliar nos diferentes índices institucionais, como o de evasão”, conclui Dionéia.

O relatório com os resultados e análises da pesquisa tem 14 páginas e pode ser conferido aqui.

Atualmente, conforme consta em seu site, o campus da UFSM em Palmeira das Missões oferta os cursos presenciais de Administração, Ciências Econômicas, Nutrição, Zootecnia, Ciências Biológicas e Enfermagem. Já na modalidade EaD, a unidade oferece os cursos de Educação Indígena, Computação e Pedagogia. 

 

Texto: Bruna Homrich

Imagem: UFSM

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Seção Sindical não terá atendimento ao público na manhã de segunda-feira

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Equipe funcional estará dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Veja todas as notícias