Abordagem sobre dualidade entre o bem e o mal é sugestão de leitura
Publicada em
01/11/23
Atualizada em
01/11/23 15h31m
2122 Visualizações
Professora Maria Eliza Rosa Gama indica “Homens maus fazem o que homens bons sonham”

Nesta quarta, 1º de novembro, publicamos a dica cultural do feriadão. A professora Maria Eliza Rosa Gama, do departamento de Administração Escolar da UFSM, sugere a leitura da obra “Homens maus fazem o que homens bons sonham”, do escritor e professor de Psiquiatria Clínica da Universidade de Georgetown (EUA), Robert I. Simon. Publicado pela Artmed, em 2009, a obra “desafia os leitores a refletirem sobre a complexidade da natureza humana, as motivações por trás das ações e a difusa linha que separa os ‘homens maus’ dos ‘homens bons’.”
Desde o lançamento da publicação, Maria Eliza diz que a tem como seu livro de cabeceira e cuja leitura “vendo sendo realizada lentamente”, como forma de, na perspectiva do autor, “tentar compreender a complexidade na natureza humana e a dualidade entre o bem e o mal que habita nos seres humanos”.
Confira a dica cultural abaixo.
"O livro de Robert I. Simon, intitulado ‘Homens Maus fazem o que Homens Bons sonham’, de 2009, publicado pela Artmed, sugere uma profunda exploração da natureza humana. É uma obra que desde o lançamento faz parte de meus livros de cabeceira, cuja leitura vem sendo realizada lentamente ao longo dos anos e pouco a pouco vou retomando alguns trechos, na tentativa de compreender, a partir da abordagem do autor, a complexidade da natureza humana e a dualidade entre o bem e o mal que habita nos seres humanos.
Robert I. Simon é professor de Psiquiatria Clínica e diretor do Programa de Psiquiatria Forense da Faculdade de Medicina da Georgetown University, busca com a narrativa de casos reais abordar temas de redenção, culpa, resiliência e a interconexão de nossas ações e suas consequências. O livro desafia os leitores a refletirem sobre a complexidade da natureza humana, as motivações por trás das ações e a difusa linha que separa os ‘homens maus’ dos ‘homens bons’.
Ao longo dos capítulos, o autor nos permite explorar com profundidade cada personagem, provocando questionamentos acerca de como as circunstâncias e as escolhas os pessoais moldam o destino de cada um. Uma das questões que mais me fascina é o quanto nos colocamos na condição de julgadores entre o certo e o errado, entre o bem e o mal, e a forma como o autor desmonta essa dualidade, mostrando a partir na análise dos diferentes personagens e suas formas de ação na sociedade, a tênue linha que impede os homens bons de agirem seguindo seus impulsos internos guardados nas profundezas do lado obscuro do comportamento humano.
Assim, a obra ‘Os Homens Maus Fazem o Que os Homens Bons Sonham’ é um convite a leitores que buscam uma jornada emocional e intelectual, capaz de explorar as nuances da moralidade, da empatia e da complexidade humana. É uma leitura que, sem dúvida alguma, desafia preconceitos e oferece uma visão rica e multifacetada da natureza humana, e assustadoramente esclarece que o bem e o mal habitam os pensamentos e todo e qualquer ser humano.
Recomendo muito a leitura”.
Maria Eliza Rosa Gama
Professora do departamento de Administração Escolar da UFSM.
Imagens: Divulgação e Arquivo
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)
Galeria de fotos na notícia
