42º Congresso do ANDES-SN inicia nesta segunda, 26 SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 29/02/24 16h06m
SVG: views 1359 Visualizações

Evento ocorre entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março, definindo as principais pautas de luta da categoria docente para 2024

Alt da imagem

Tem início nesta segunda-feira, 26, o 42º Congresso do ANDES-SN. O evento que se estende até a próxima sexta-feira, 1º de março, acontece em Fortaleza (CE), sob a organização da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará - ADUFC, e possui como tema central: “Reverter as contrarreformas, em defesa da educação, dos serviços públicos, das liberdades democráticas e direitos sociais”.

A Sedufsm estará representada no Congresso através de sua delegação, eleita em assembleia e composta por: Ascísio Pereira (delegado indicado pela diretoria da seção sindical); Belkis Bandeira; Márcia Mörschbächer; Julio Quevedo; Silvia Iop (substituindo João Carlos Gilli Martins); Hugo Gomes Blois Filho; Carmem Dickon Cardoso; Maristela Souza e Gihad Mohamad. Além dos(as) professores(as) Liane Weber; Teresinha Weiller; Simone Gallina e Bruno Hendler como observadores(as).

Durante cinco dias, as e os docentes estarão envolvidos em plenárias deliberativas e grupos de discussão sobre temas que abrangem diversos problemas sociais e sobre os caminhos apontados para superá-los. Questões como os desafios do movimento docente na defesa da educação pública e da carreira docente, a campanha salarial de 2024 dos(as) servidores(as) públicos(as) federais, e o combate ao desmonte dos serviços públicos e a mobilização contra os cortes orçamentários na Educação Públicas são algumas das temáticas que estarão em pauta no 42º Congresso do ANDES-SN.

Caderno de Textos

O Caderno conta com 11 textos sobre o tema Conjuntura e Movimento Docente, 8 referentes aos Planos de Lutas dos Setores, 16 sobre as temáticas do Plano Geral de Lutas e 12 que tratam das Questões Organizativas e Financeiras. O congresso também conta com o Anexo ao Caderno de Textos, que possui 9 textos sobre Planos de Lutas dos Setores (Tema II), 16 referentes ao Plano Geral de Lutas (Tema III) e 8 que abordam as Questões Organizativas e Financeiras (Tema IV). Acesse aqui o Caderno de Textos e o anexo
 

Texto: Karoline Rosa (jornalista), com informações do ANDES-SN
Imagem: ANDES-SN
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

42º Congresso do ANDES-SN encerra com aprovação de moções e a Carta de Fortaleza

SVG: calendario 05/03/2024
SVG: tag 42º Congresso
Evento aconteceu em Fortaleza (CE), entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março

Docentes definem estratégias de luta durante o 42º Congresso do ANDES-SN

SVG: calendario 01/03/2024
SVG: tag 42º Congresso
Contrarreformas e defesa da Educação Especial foram pontos-chave nas deliberações da categoria durante a plenária

42º Congresso do ANDES-SN aprova construção de greve nas federais

SVG: calendario 29/02/2024
SVG: tag 42º Congresso
As categorias docentes ainda irão definir a adesão ou não nas assembleias de base

Veja todas as notícias