Assembleia geral decide por uma nova plenária para debater sobre a greve nacional SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 18/04/24 14h35m
SVG: views 559 Visualizações

Encontro aconteceu nos quatro campi da instituição, e fez um balanço da greve nacional e dos rumos do movimento na UFSM

Alt da imagem

Na reabertura da assembleia geral permanente, realizada na tarde desta terça, 16, os docentes aprovaram por unanimidade, uma paralisação com a realização de uma assembleia geral, na próxima segunda, 22 de abril, para decidir sobre a adesão ou não à greve do Andes- SN.  

A plenária, realizada no Auditório Sérgio Pires, localizado no prédio 17 do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) no campus sede da UFSM, contou também com a participação dos e das docentes dos demais campi da universidade, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul, através de videoconferência, conforme estabelece o estatuto do ANDES-SN.

A assembleia tinha como objetivo principal fazer um balanço do movimento nacional da greve e discutir os rumos desse movimento na UFSM. Vale lembrar que na assembleia anterior, realizada em 8 de abril, os e as docentes aprovaram, por 85 votos contra 82, o "estado de greve", estabelecendo a realização de assembleias semanais e paralisações nos dias dessas plenárias. Posteriormente, em uma reunião em Brasília, no dia 10 de abril, o Setor das Instituições Federais (Ifes) do ANDES-SN decidiu, por maioria de votos, pela deflagração da greve a partir do dia 15 de abril.

O presidente da SEDUFSM, Ascísio Pereira, destaca que a “assembleia teve em torno de 140 pessoas no momento do seu auge, considerando a participação dos e das docentes dos quatro campi da UFSM. O que nos agrada muito é essa ampla participação, que reflete o engajamento e a preocupação da categoria com as questões em pauta”, comenta o presidente da SEDUFSM.

Ascísio explica que a nova assembleia, marcada para o dia 22 de abril, “tem como pauta fundamental e decisiva a adesão ou não dos(as) docentes da UFSM à greve do Andes- Sindicato Nacional, essa foi a nossa decisão mais importante aqui na assembleia, foi o que foi encaminhado. E agora nós vamos seguir fazendo as mobilizações, convidando os e as colegas para a assembleia de segunda-feira e vamos para segunda-feira com o número maior possível de colegas participando”, argumenta o professor. 

Informes
A professora e diretora da SEDUFSM, Neila Baldi, informou a categoria sobre a reunião do GT Carreira, o qual participou juntamente com o professor Ricardo Rondinel, no último final de semana, em Brasília, e que teve como objetivo debater sobre a mesa de negociação com o governo federal. 

Além disso, o presidente da SEDUFSM, que esteve presente na reunião do Setor das instituições federais, fez os repasses do encontro, explicando a situação do ‘estado de greve’ e a situação de greve das outras instituições. Também apresentou um panorama atualizado da situação das instituições federais, “um perfil colocado de 18 universidades federais e institutos em greve desde 15 de abril, portanto a partir desta semana, e outras oito em estado de greve e duas instituições com greve programada para maio”, informou Ascísio. 

Próxima assembleia

A próxima assembleia acontece em primeira chamada às 8h30, no Auditório Flávio Miguel Schneider - campus de Santa Maria (junto ao prédio 42, CCR). No local haverá uma recreacionista para os/as filhos/as pais ou responsáveis que comparecerem à plenária. Nos campi, a plenária ocorrerá por videoconferência, com a participação presencial dos/as docentes, nos seguintes locais: 

UFSM – Cachoeira do Sul:  Sala 21, C3;
UFSM – Palmeira das Missões: Sala 206, no prédio 1;
UFSM – Frederico Westphalen: Sala 19, prédio principal - bloco 2. 

Texto e fotos: Karoline Rosa (jornalista)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Comando Local de Greve divulga nota de apoio ao mapeamento da comunidade atingida pelos eventos climáticos

SVG: calendario 16/05/2024
SVG: tag Sedufsm
“A PRPGP da UFSM, parece não estar interessada em saber a situação das pessoas que fazem parte da comunidade universitária neste momento difícil”, ressalta o texto

XXIV Encontro da Regional RS do ANDES-SN é adiado

SVG: calendario 09/05/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento que aconteceria dias 24 e 25 de maio foi suspenso devido a eventos climáticos

Diretoria da Sedufsm divulga nota de solidariedade às vítimas da catástrofe socioclimática no RS

SVG: calendario 06/05/2024
SVG: tag Sedufsm
“Infelizmente, estamos diante de mais uma catástrofe previsível”, ressalta o texto

Veja todas as notícias