Diretoria da Sedufsm divulga nota de solidariedade às vítimas da catástrofe socioclimática no RS SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 282 Visualizações

“Infelizmente, estamos diante de mais uma catástrofe previsível”, ressalta o texto

Alt da imagem

A diretoria da Sedufsm divulga nesta tarde de segunda, 6 de maio, uma nota em solidariedade a todas as pessoas afetadas pela catástrofe socioclimática que atinge o Rio Grande do Sul. Leia a íntegra abaixo:

Nota de solidariedade da diretoria da SEDUFSM às vítimas da catástrofe socioclimática no RS

A diretoria da Seção Sindical dos e das Docentes da Universidade Federal de Santa Maria – SEDUFSM, seção sindical do ANDES-SN, vem por meio desta nota prestar solidariedade a todas as pessoas afetadas pela catástrofe socioclimática que atinge o Rio Grande do Sul.

Desde a última terça-feira, dia 30 de abril, temos acompanhado e permanecemos em estado de alerta diante das fortes chuvas que atingiram primeiramente Santa Maria, Cachoeira do Sul e região. Infelizmente, estamos diante de mais uma catástrofe previsível. Inúmeros(as) colegas, pesquisadores(as) da própria UFSM, têm alertado para os problemas do modelo de desenvolvimento hegemônico e as suas consequências no presente e no futuro. Porém, nos últimos anos temos vivenciado o crescimento da negação das ciências e das mudanças climáticas. Ao mesmo tempo em que a política neoliberal, de Estado mínimo, tem privatizado e precarizado serviços.

O que vivenciamos hoje não é apenas crise conjuntural. Esta tem sido a quarta enchente que afeta o Estado do Rio Grande do Sul em apenas dez meses. No ritmo que estamos nenhuma sociedade se sustenta. Não existe planeta B e este é um sinal para a urgência de repensarmos nossos paradigmas civilizacionais. As emergências climáticas, assim como a educação e as ciências, devem estar no centro dos orçamentos.

Por fim, nos somamos a todas as ações de solidariedade ativa que hoje buscam minimizar os efeitos sobre a população de Santa Maria e das regiões dos campi da UFSM. Também nos colocamos na linha de frente das ações futuras de reconstrução das nossas cidades.

Santa Maria, 06 de maio de 2024.

Diretoria da Seção Sindical dos Docentes da UFSM-SEDUFSM.

Gestão Renova SEDUFSM 2022/2024.”

 

Edição: Fritz R. Nunes
Arte: Italo de Paula
Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm participa de ato na Câmara de Vereadores contra o PL antiaborto

SVG: calendario 21/06/2024
SVG: tag Sedufsm
Votação de Moção é adiada para o dia 25 de junho, população presente na sessão plenária reage com protestos e acusa vereadores(as) de manobra regimental

Sede da Sedufsm não abre ao público na tarde desta quarta, 19 de junho

SVG: calendario 19/06/2024
SVG: tag Sedufsm
Alteração no funcionamento se deve à assembleia docente que ocorre no Auditório do CCR

ANDES-SN repudia projeto antiaborto

SVG: calendario 17/06/2024
SVG: tag Sedufsm
No dia 12 de junho, a Câmara aprovou urgência para PL que equipara aborto acima de 22 semanas a homicídio

Veja todas as notícias