Sedufsm alerta sobre novas tentativas de golpe utilizando nome do sindicato e do escritório jurídico
Publicada em
24/07/25
127 Visualizações
Sindicato reforça que assessoria jurídica não solicita, por qualquer meio, pagamentos antecipados para liberação de valores judiciais. Saiba como se proteger.

A Sedufsm alerta a categoria docente para novas tentativas de golpe envolvendo o nome do sindicato e do Escritório Wagner Advogados Associados, que presta assessoria jurídica à Seção Sindical.
Relatos recentes recebidos pela Sedufsm indicam que golpistas estão entrando em contato com docentes da UFSM por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens. Após a abordagem inicial, os criminosos iniciam tratativas já de posse de informações pessoais da possível vítima, como nome completo, CPF e número de processos. Em seguida, solicitam dados bancários e exigem depósitos.
Há casos em que os golpistas se apresentam como servidores do Poder Judiciário, prometendo a emissão de supostas certidões negativas ou alegando a necessidade do pagamento de custas processuais para liberação de precatórios.
A secretaria da Sedufsm tem recebido, diariamente, ligações de docentes com dúvidas sobre esse tipo de abordagem. Infelizmente, em alguns casos, as vítimas já haviam efetuado transferências via Pix antes de confirmarem a veracidade das mensagens.
Reforçamos: nem a Sedufsm, nem o Escritório Wagner Advogados Associados solicitam, por qualquer meio, pagamentos antecipados para liberação de valores judiciais. O Poder Judiciário também não exige esse tipo de cobrança.
Para sua segurança, nunca transfira dinheiro ou forneça informações pessoais a desconhecidos. Em caso de dúvida, entre em contato com os canais oficiais da Sedufsm ou da assessoria jurídica.
Como se proteger:
-
Confirme sempre a veracidade das informações com seu advogado, de preferência presencialmente ou por videochamada;
-
Desconfie de mensagens com tom de urgência e exigência de pagamento imediato;
-
Não clique em links ou forneça dados pessoais a contatos desconhecidos;
-
Em caso de dúvida, contate diretamente a Sedufsm ou o Escritório Wagner Advogados Associados pelos canais oficiais;
-
Mantenha salvos os contatos do seu advogado e da Sedufsm para rápida verificação.
E se você já foi lesado(a) financeiramente?
Caso tenha sido vítima e realizado qualquer pagamento, a orientação da assessoria jurídica é registrar um boletim de ocorrência (BO) o quanto antes e informar a Sedufsm e o escritório. A OAB/RS também disponibiliza um canal específico para denúncias: denunciagolpes@oabrs.org.br.
Fique atento(a). Em caso de dúvida, consulte sempre os canais oficiais. Sua segurança é prioridade. Ainda em março deste ano, a equipe da Sedufsm fez uma reportagem especial sobre golpes sofridos por docentes. Para saber mais, leia a matéria completa neste link.
Canais oficiais da Sedufsm:
WhatsApp: (55) 99962-2248
Telefone: (55) 3222-5765
E-mail: sedufsm@terra.com.br
Site: www.sedufsm.org.br
Canais oficiais do Wagner Advogados Associados:
WhatsApp e telefone: (61) 3226-6937
E-mail: wagner@wagner.adv.br
Site: www.wagner.adv.br
Texto: Nathália Costa
Imagem: Italo de Paula
Assessoria de Imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia
