Vai começar a festa da música e da gastronomia
Publicada em
25/07/25
Atualizada em
25/07/25 10h24m
437 Visualizações
Festival de Inverno, que vai de 27 de julho a 3 de agosto, completa 40 edições aproximando UFSM e comunidade regional

No domingo, 27 de julho, inicia a 40ª edição do Festival Internacional de Inverno da UFSM, que se soma à 40ª Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto, distrito de São João do Polêsine, município vizinho a Santa Maria. Os eventos conjuntos se estendem até domingo, 3 de agosto. Essa verdadeira festa da cultura e da gastronomia remonta ao ano de 1986 e, conforme o Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM, foi criada tendo por objetivo favorecer o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da atividade musical num ambiente de integração com a sociedade.
Diante do potencial turístico da região da Quarta Colônia de Imigração Italiana e do interesse da comunidade de Vale Vêneto em promover o resgate de suas origens, surgiu uma parceria que se mantém até hoje.
A comunidade de Vale Vêneto idealizou a Semana Cultural Italiana e desde então a UFSM, com a população do distrito e a prefeitura de São João do Polêsine têm sido parceiras na promoção dos dois eventos, contando ainda com a colaboração da University of Georgia, Estados Unidos.
Nesses 40 anos de existência, além de alunos/as brasileiros/as vindos/as de diversos estados, o Festival teve também a participação de alunos/as da Argentina, Uruguai, Bolívia, Paraguai, Costa Rica, Estados Unidos e Alemanha, os quais tiveram a oportunidade de estudar com renomados/as professores/as.
Neste mesmo período, inúmeras Escolas de Música e Universidades da Europa, Estados Unidos, Oriente Médio e América Latina estiveram representadas no Festival, através de seus professores que realizaram recitais e ministraram oficinas.
O professor do departamento de Música da UFSM, Clayton Miranda, que integra a coordenação do evento, destaca que “há 40 anos o Festival Internacional de Inverno da UFSM articula e promove ações de extensão na quarta colônia de imigração italiana do RS”. Para ele, “é notória a contribuição do festival para o desenvolvimento social, da educação, cultura e turismo na região. É a economia criativa mostrando toda a sua potencialidade”, comemora ele.
Confira a programação artística:
Local: Igreja Matriz de Vale Vêneto, em São João do Polêsine.
Domingo, 27 de julho
10h: Abertura do 40º Festival Internacional de Inverno da UFSM (FIIUFSM) e da 40ª Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto.
Participação: Silvia Hassellar (piano), Clayton Miranda (trompete), Guilherme Garbosa (clarineta baixo).
Segunda-feira, 28 de julho
12h – Concerto de alunos
19h – Concerto de professores.
John Solomons (piano), Fernando Hashimoto (percussão).
Terça-feira, 29 de julho
12h – Concerto de alunos
19h – Concerto de professores
Nikolay Genov (trompa), Andrea Ceccomori (flauta transversal), John Cipolla (Clarineta).
Quarta-feira, 30 de julho
12h – Concerto de alunos
19h – Concerto de professores
Carmelo de Los Santos (violino), Jason Bergman (trompete), Sergio Gallo (piano).
Quinta-feira, 31 de julho
12h – Concerto de alunos
19h – Concerto de professores
Ana Serova (viola), Fabio Cury (fagote).
Sexta-feira, 1 de agosto
12h- Concerto de alunos
19h- Concerto de professores
Milton Masciadri (contrabaixo), Marcos Flavio (trombone).
Sábado, 2 de agosto
12h- Concerto de alunos
16h- Concerto da Orquestra Sinfônica do 40 FIIUFSM
Regência: Linus Lerner
19h- Concerto de professores
Arcadio Minzuck (oboé), James Kin (violoncelo).
Domingo, 3 de agosto
Local: Centro de Convenções da UFSM, em Santa Maria.
12h- Concerto de encerramento do 40 FIIUFSM com a participação de professores/as do festival.
Deslocamento e acesso
A programação artística é toda ela com acesso livre, sem necessidade de inscrição prévia. Para deslocamento ao distrito de Vale Vêneto via estação rodoviária há a opção no domingo pela manhã. Confira aqui mais informações sobre transporte para a região.
Para interessados/as na programação culinária do evento, os contatos podem ser feitos através do endereço instagram.com/euamovaleveneto
E, por fim, para conferir todos os detalhes do festival, basta acessar aqui.
Texto: Fritz R. Nunes com informações do CAL e site do evento
Imagens: Divulgação CAL/UFSM
Assessoria de imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia
