Diretoria da Sedufsm prepara mais atividades para aproximar docentes do sindicato SVG: calendario Publicada em 07/08/25
SVG: atualizacao Atualizada em 08/08/25 16h55m
SVG: views 162 Visualizações

‘Blitz’ do acolhimento, que iniciou esta semana, terá nova agenda para os próximos dias

Alt da imagem

O segundo semestre letivo iniciou e a diretoria da Sedufsm está promovendo mais uma edição do “Acolhimento” aos e às docentes da UFSM. A ‘blitz’ com visitas de diretoras e diretores da seção sindical às Unidades de Ensino iniciou esta semana, entre terça (5) e quinta (7), e prossegue nas próximas duas semanas, tanto no campus sede como também nos três outros campi da instituição.

Liane Weber, vice-presidenta da Sedufsm, avalia de forma bastante positiva as visitas desta semana. “A recepção tem sido maravilhosa, como tem acontecido em todos os inícios de semestre. Temos ouvido muito, acolhido as demandas e nos mostrado presentes, esperando que, com uma sede do sindicato em Camobi, na Casa Clovis Guterres, que será inaugurada este semestre, possamos estar cada vez mais próximos e próximas das e dos docentes”.

As atividades começaram na terça, dia 5, com a ‘blitz’ passando pela manhã no Centro de Artes e Letras (CAL, prédio 40), à tarde nas Ciências Rurais (CCR, prédio 44), na quarta, dia 6, pela manhã, a visita foi ao CAL (Letras, prédio 40A), à tarde às Sociais e Humanas (CCSH, prédio 74A) e à noitinha também ao CCSH ( prédio 74C). A semana finalizou nesta quinta, 7, com passagens pela manhã nas Naturais e Exatas (CCNE, prédio 13) e à tarde na Educação (CE, prédio 16).

Na ‘blitz’ do acolhimento, diretoras e diretores distribuíram materiais explicativos sobre a situação do cumprimento do acordo da greve do ano passado, uma cartilha que orienta sobre o tema dos assédios (moral e sexual), além de impressos sobre a campanha que visa novas sindicalizações e o fortalecimento da seção sindical, intitulada: “Seja Sedufsm. Transforme o mundo”.

“Essas atividades são importantíssimas para levar a presença do sindicato, em especial, a nossa seção sindical, para o dia a dia das docentes e dos docentes da UFSM. O início de cada semestre letivo, simbolicamente, traz consigo o recomeço, a retomada das lutas diárias por nossos direitos, seja pelo fortalecimento deles ou pelo resgate dos direitos perdidos”, destaca Liane.

Para a vice-presidenta da Sedufsm, estarmos presencialmente nos campi da UFSM é “levar o sindicato para perto das sindicalizadas e dos sindicalizados, mas não somente isto. É também levar o sindicato para junto da sua base, da comunidade acadêmica como um todo. A conversa, o olho no olho, o abraço solidário, trazem consigo a troca de vivências e revigora o empoderamento da luta por nossos direitos”, frisa Liane.

Acompanhe abaixo, a agenda do acolhimento docente da próxima semana:

12 de agosto (terça)

Centro de Ciências da Saúde (CCS), às 8h

Prédio 26


Colégio Técnico Industrial (CTISM), às 13h

Prédio 5


Escola Ipê Amarelo, às 14h

Prédio 4


13 de agosto (quarta)

Centro de Educação e Física e Desportos – CEFD, às 8h

Prédio 51

Colégio Politécnico, às 13h

Prédio 70

 

14 de agosto (quinta)

Centro de Tecnologia- CT, às 8h

Prédio 7


Centro de Ciências da Saúde- CCS, às 8h

Prédio 26C


Ação cultural em Cachoeira, Palmeira e Frederico

O acolhimento promovido pela Sedufsm se estende a todos os campi da UFSM ao longo do mês de agosto. Em Cachoeira do Sul, o encontro acontece no dia 12 (próxima terça), às 15h, no hall da biblioteca (prédio C3), em um momento que também celebra os 11 anos do campus e o aniversário da cidade, ambos comemorados em agosto.

Nos campi de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, a recepção será realizada no mesmo dia, 20 de agosto, às 10h e 15h, respectivamente.

Em todos esses encontros, o acolhimento contará com apresentação do Grupo Oficina de Música, que traz seu repertório musical composto por canções da cultura popular latino-americana, incluindo gêneros como samba, milonga, candombe e chacarera.  Os arranjos mesclam elementos clássicos e modernos, dialogando com públicos diversos.

O Grupo Oficina de Música é formado pelo músico e professor aposentado (sindicalizado à Sedufsm) Daniel Morales (piano), por Igor Fuchs (contrabaixo), Gabriel Jardim Pinto (violão) e pela cantora Luiza Gomes.

Ao lado de Daniel Morales (piano), integram a apresentação os músicos Igor Fuchs (contrabaixo), Gabriel Jardim Pinto (violão) e a cantora Luiza Gomes.

Em março deste ano, o Grupo já havia realizado parceria com a Sedufsm no acolhimento do primeiro semestre, com apresentação no hall de entrada do Centro de Educação (CE), no campus sede.

Confira a programação nos campi

Cachoeira do Sul – 12 de agosto, 15h – Hall da Biblioteca (Prédio C3)

Frederico Westphalen – 20 de agosto, 10h – Hall do Prédio 1

Palmeira das Missões – 20 de agosto, 15h – Hall do Prédio Principal.

 

Texto: Fritz R. Nunes

Fotos: Bruna Homrich e Fritz Nunes

Arte: Italo de Paula

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Acolhimento docente da Sedufsm vai ao campus da UFSM em Cachoeira do Sul

SVG: calendario 08/08/2025
SVG: tag Seja Sedufsm
Atividade que ocorre na terça, 12 de agosto, terá ‘Oficina de Música’ em comemoração aos 11 anos da Unidade de Ensino

Sedufsm realiza acolhimento docente em todos os campi da UFSM no mês de agosto

SVG: calendario 01/08/2025
SVG: tag Seja Sedufsm
Programação inclui passagens nos centros do campus sede, apresentações culturais nos campi, debate político e convite à sindicalização

Seja Sedufsm, transforme o mundo: a força do coletivo

SVG: calendario 11/07/2025
SVG: tag Seja Sedufsm
Vídeo de encerramento traz um mosaico das falas das e dos docentes sindicalizados que colaboraram com a campanha de filiação

Veja todas as notícias