Semana é de mobilização pelo Plebiscito Popular por um Brasil mais justo
Publicada em
26/08/25
Atualizada em
26/08/25 16h27m
146 Visualizações
Sedufsm tem participação ativa no Plebiscito, com urnas na sede do sindicato e nos campi de Frederico e Palmeira

A semana é de mobilização pelo Plebiscito Popular por um Brasil mais justo. Nesta terça, 26, às 18h, ocorre uma plenária nacional no formato online, com participação aberta a trabalhadoras e trabalhadores da educação e estudantes de qualquer nível, de todo o país. Para participar, basta acessar o link (clique aqui). O objetivo da reunião é tirar dúvidas sobre a organização do plebiscito. A Sedufsm tem participação ativa no plebiscito, tendo uma urna para voto presencial em sua sede (rua André Marques, 665) e também urnas nos campi de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões (ver mais abaixo).
A quarta-feira (27 de agosto) também marca o Dia Nacional de Mobilização da Educação pelo Plebiscito Popular. Nesta data, além de atividades em todo o país, ocorrerá, em Brasília (DF), o lançamento do curta-metragem "Vida além do trabalho por um Brasil mais justo", produzido pelo ANDES-SN (mais informações ao final do texto).
Até o dia 7 de setembro é possível participar do Plebiscito Popular e votar por um Brasil mais justo, seja online (clique aqui) ou presencialmente, em urnas espalhadas por todo o país.
A proposta do Plebiscito é ampliar o debate popular pelo fim da escala 6x1, pela redução da jornada sem cortar salários, pela isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil e pela taxação maior para rendas acima de R$ 50 mil.
Após o fim da coleta, os votos serão sistematizados e entregues ao presidente da República, aos presidentes da Câmara e do Senado e ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), para pressionar por uma reforma tributária justa e por um Brasil mais igualitário e democrático.
Sedufsm
Para potencializar a votação no plebiscito, a Sedufsm disponibiliza, desde o dia 23 de julho, uma urna física na sede do sindicato (Rua André Marques, 665, centro de Santa Maria). A votação é aberta a qualquer cidadã e cidadão, basta assinar a lista com nome e CPF e depositar a cédula na urna.
Desde a retomada do semestre letivo na UFSM, no início de agosto, o sindicato também disponibiliza urnas em Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.
Os endereços das urnas da Sedufsm para o Plebiscito Popular são:
- Santa Maria: Sede da Sedufsm, na Rua André Marques, 665, centro;
- Frederico Westphalen: Sala 308 do prédio principal, da professora Fabiana Pereira, do Departamento de Ciências da Comunicação;
- Palmeira das Missões: Sala 111 do bloco da Administração e Economia, da professora Vânia Beatriz Rey Paz, do Departamento de Administração.
Além dos votos físicos, a urna da Sedufsm também gera um QR Code (imagem abaixo) que pode ser acessado por qualquer pessoa que queira votar online no plebiscito.
Para votar online via QR Code, basta seguir os seguintes passos:
- Ler o QR Code com o celular;
- Entrar no link gerado pelo QR Code da urna da Sedufsm;
- Preencher os dados pessoais;
- Responder às duas perguntas do plebiscito;
- Enviar o voto.
Assim, seguindo esse roteiro, é possível votar no plebiscito por meio da urna digital da Sedufsm. O sindicato organizará esses votos (físicos e digitais) e encaminhará semanalmente os relatórios e as listas dos votos e votantes para a comissão organizadora do plebiscito que centraliza todas as informações.
Uma tradição de luta e escuta popular
O plebiscito popular é uma prática que tem sido utilizada por movimentos sociais desde o final dos anos 1990, e já abordou temas como a dívida externa, a reestatização da Vale do Rio Doce e a convocação de uma Constituinte exclusiva. O formato combina mobilização de base com recursos digitais e aposta no protagonismo da população como sujeito ativo nas decisões que afetam sua vida.
Para além da contagem de votos, a proposta visa fortalecer a consciência política e ampliar o diálogo entre os setores populares. No site do plebiscitopopular.org.br é possível ter acesso a diversos materiais informativos e também de divulgação e de mobilização, tudo disponível para download, assim como no perfil oficial do plebiscito no Instagram @plebiscitopopular.
“Vida além do trabalho por um Brasil mais justo"
O ANDES-SN lança, nesta quarta-feira (27), o curta-metragem “Vida além do trabalho por um Brasil mais justo”. A primeira exibição do filme ocorrerá no Armazém do Campo, em Brasília (DF), e pelo canal do Youtube do Sindicato Nacional, a partir das 10 horas.
Realizado em parceria com a Cajuína Filmes e dirigido pelo cineasta André Manfrim, o filme faz parte da campanha nacional de mobilização pelo Plebiscito Popular por um Brasil mais justo. A produção busca fortalecer e ampliar o debate público sobre os efeitos perversos da jornada 6x1 — seis dias de trabalho para apenas um de descanso — já estabelecida em diversos setores no país.
Com menos de 20 minutos e linguagem acessível, o filme articula depoimentos, imagens e reflexões sobre a realidade de milhões de trabalhadores e trabalhadoras, evidenciando como a lógica de exploração da escala 6x1 piora a vida, corrói a saúde física e mental e destrói a convivência familiar e comunitária, ao reduzir as possibilidades de interações, de momentos de lazer e de descanso. A peça é parte de um conjunto de vídeos sobre o tema, que será divulgado pelas entidades sindicais do setor da Educação e pela Coordenação do Plebiscito Popular por um Brasil Mais Justo.
Texto: Fritz R. Nunes (com Nathália Costa e informações do ANDES-SN
Fotos: Arquivo/Sedufsm
Assessoria de imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia
