Um setembro para conferir o cinema do mundo árabe
Publicada em
05/09/25
238 Visualizações
Exibições de filmes são gratuitas e ocorrem sempre às terças-feiras, às 19h, no Auditório da Cesma

Para quem gosta de cinema-raiz, com filmes que misturam experimentação estética, reflexão social e denúncia social, o mês de setembro tem boas opções em Santa Maria. É o ciclo “Pelos Cinemas do Mundo Árabe”, que está acontecendo todas as terças-feiras, às 19h, no Auditório João Miguel de Souza, no prédio da Cooperativa de Estudantes de Santa Maria (Cesma), localizado à rua professor Braga, nº 55. O evento é uma parceria entre a ‘Casa das Nações’, que é um projeto de Extensão do Programa de Pós-Graduação de Relações Internacionais da UFSM, o Cineclube Lanterninha Aurélio e a Cesma.
A proposta do ciclo “Pelos Cinemas do Mundo Árabe” é uma imersão no universo da realidade árabe, mostrando filmes que articulam questões sociais e políticas com linguagem cinematográfica própria. Cada obra é uma oportunidade de refletir sobre temas universais — justiça, liberdade, gênero, memória e pertencimento —, ao mesmo tempo em que conecta quem assiste com histórias locais, muitas vezes ignoradas pela indústria global. É também uma oportunidade de celebrar vozes autorais, narrativas singulares e estéticas diferenciadas, percebendo como o cinema se torna instrumento de resistência, expressão artística e documentação histórica.
Ao longo deste mês de setembro serão exibidas obras de diferentes países árabes, representando uma diversidade de perspectivas e estilos: da Palestina ao Egito, de Israel à Mauritânia.
O primeiro filme exibido foi na última terça, 2 de setembro: “Intervenção Divina”, abordando realidades palestinas. Os comentários foram do pesquisador em História do Cinema, também técnico-administrativo na UFSM, Alexandre Maccari Ferreira.
Confira a programação das próximas terças, com os títulos, as sinopses e as e os responsáveis pelos comentários:
9 de setembro – ‘Paradise Now’
Hany Abu-Assad, Palestina, 2005, 90 min.
Dois amigos palestinos recrutados como homens-bomba se separam após a missão falhar; um deles tenta convencer o outro a desistir do atentado.
Comentários: Aliah Campos Mohamad
16 de setembro – ‘Cairo 678’
Mohamed Diab, Egito, 2010, 100 min.
Três mulheres egípcias vítimas de assédio diário se unem após uma delas reagir com violência, transformando-se em símbolo de resistência.
Comentários: Letícia Ibrahim
23 de setembro– ‘Lemon Tree’
Eran Riklis, Israel, 2008, 106 min.
Viúva palestina enfrenta o governo israelense para impedir a derrubada de seu pomar de limões, acusado de ameaçar a segurança de um ministro.
Comentários: Neida R.Ceccim Morales
30 de setembro – ‘Timbuktu’
Abderrahmane Sissako, Mauritânia, 2014, 97 min.
A vida pacífica de um pastor é destruída quando um conflito com um pescador leva a uma tragédia, colocando-o na mira de jihadistas que controlam a cidade.
Comentários: Vitória M.Hussein.
Imagem: Divulgação
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)
Galeria de fotos na notícia
