Grupo de Trabalho do ANDES-SN discute ações para reduzir dificuldades da multicampia SVG: calendario Publicada em 01/10/25
SVG: atualizacao Atualizada em 01/10/25 17h53m
SVG: views 297 Visualizações

Docente do campus de Cachoeira do Sul representou a Sedufsm em reunião que ocorreu dias 26 e 27 de setembro

Alt da imagem

O Grupo de Trabalho (GT) Multicampia e Fronteira do ANDES-SN realizou reunião nos dias 26 e 27 de setembro, na sede do sindicato, em Brasília. Durante o encontro foram discutidas ações práticas para reduzir as dificuldades enfrentadas pelas instituições multicampi e em regiões de fronteira. A Sedufsm esteve representada na atividade pela professora Ana Luisa Sobhia, do campus da UFSM em Cachoeira do Sul.

Conforme a docente, o primeiro dia de reunião foi destinado a informes da diretoria nacional e das seções sindicais. Foram relatados alguns problemas, sendo que os mais citados foram: falta de recursos para ensino, pesquisa e extensão; evasão de estudantes e docentes; carência de professores/as; dificuldades com remoção e redistribuição; falta de transparência na alocação de recursos; precarização da assistência estudantil; e entraves nas avaliações do MEC devido à infraestrutura insuficiente. Foi evidenciado que os campi fora de sede enfrentam realidades semelhantes, marcadas por carências estruturais e humanas, reforçando a necessidade de maior integração entre as seções sindicais.

Em sua intervenção, a professora Ana Luisa trouxe relatos sobre a realidade do campus de Cachoeira do Sul, destacando problemas como evasão, falta de professores, limitações de recursos, dificuldades em remoção e redistribuição e a necessidade de maior transparência e diálogo com a gestão central. Sua participação reforçou a importância de uma política institucional que reconheça e valorize a multicampia na UFSM.

Também foi destaque nos relatos a proposta do adicional de penosidade, que seria voltado a reconhecer as condições adversas de trabalho nesses campi e regiões, garantindo uma compensação financeira semelhante a outros adicionais já existentes no serviço público.

No segundo dia da reunião, destaca Ana Luisa, as discussões se concentraram nos próximos passos do GT. Os encaminhamentos foram: elaboração de uma cartilha explicando o histórico, os conceitos de multicampia e fronteira e a necessidade do adicional de penosidade; um levantamento, pelas seções sindicais, de dados sobre evasão, vacância, remoção e redistribuição;  e a definição de um dia nacional de lutas por melhores condições de trabalho, estudo, permanência e fixação na multicampia e na fronteira.

Sobre o GT - O Grupo de Trabalho Multicampia e Fronteira foi criado para debater as demandas específicas de docentes que atuam em instituições multicampi e em regiões de fronteira, contextos marcados por desafios como infraestrutura precária, deslocamentos longos, dificuldade de fixação de docentes, ausência de políticas de valorização e permanência e carência de serviços públicos que afetam a vida acadêmica e comunitária. A função do grupo é mapear essas realidades, organizar propostas para o Plano de Lutas do sindicato, promover formação e fortalecer a organização sindical em locais onde a distância e as condições adversas dificultam a mobilização.

 

Texto: Fritz Nunes 

Fotos: ANDES-SN

Assessoria de Imprensa da Sedufsm 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Docentes da UFSM têm assembleia nesta terça, 7 de outubro

SVG: calendario 03/10/2025
SVG: tag Sedufsm
Encontro convocado pela Sedufsm tem início às 9h30, em primeira chamada, ocorrendo nos quatro campi da universidade

Câmara aprova isenção de Imposto de Renda para quem ganha até 5 mil reais

SVG: calendario 02/10/2025
SVG: tag Sedufsm
Projeto foi aprovado nesta quarta, 1, mesmo dia em que movimentos sociais entregaram 1,5 milhão de assinaturas provenientes do Plebiscito Popular para Lula

CNPq firma acordo para aproximar pesquisas do setor empresarial

SVG: calendario 02/10/2025
SVG: tag Sedufsm
Vice-presidenta da Sedufsm alerta para dificuldade em equilibrar interesse acadêmico e interesses de mercado

Veja todas as notícias