Efeitos jurídicos da Reforma da Previdência na Carreira foram pauta em reunião de grupo de trabalho do ANDES-SN
Publicada em
06/10/25
Atualizada em
06/10/25 17h09m
204 Visualizações
Diretor da Sedufsm, Jadir Lemos, participou de encontro que aconteceu dias 3 e 4 de outubro, em Brasília

Na sexta e sábado, 3 e 4 de outubro, ocorreram na sede do ANDES/SN, em Brasília, reuniões do GT Carreira, do GTSSA (Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria) e do GTPCEGDS (Etnia, Gênero e Classe). O diretor da Sedufsm, Jadir Lemos, participou da reunião do GTSSA e depois de uma reunião conjunta dos três GTs.
No GTSSA, conforme Jadir Lemos, o assessor jurídico do ANDES-SN, advogado Leandro Madureira, abordou "A situação das e dos docentes que entraram na carreira após 2013", que subsidiou o debate do GT. Constaram da abordagem do advogado, questões advindas das várias reformas da Previdência.
Dentre os pontos tratados por Madureira, o estabelecimento da previdência complementar e a contribuição das e dos aposentados com foco na carreira, levando em conta as especificidades que permeiam a progressão de cada docente para alcançar o topo dessa carreira e, assim, conquistar uma aposentadoria que garanta qualidade para uma vida digna.
No momento posterior (sábado, 4 de agosto, ao final da tarde), os três GTs se reuniram e cada um trouxe suas reflexões para as discussões coletivas. Foi possível concluir e encaminhar, segundo Lemos, que os GTs terão que dar continuidade à perspectiva de trabalharem em conjunto para que haja aprofundamento e acúmulo sobre essas temáticas, e assim se consiga prestar uma contribuição ao ANDES-SN na busca de soluções que contemplem a categoria.
Edição: Fritz R. Nunes com informações de Jadir Lemos
Imagens: Arquivo pessoal
Assessoria de imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia
