Acolhimento docente da Sedufsm chega aos campi de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões SVG: calendario Publicada em 08/10/25
SVG: atualizacao Atualizada em 08/10/25 18h46m
SVG: views 36 Visualizações

Encontros no dia 16 de outubro celebram os 19 anos dos campi e fortalecem o diálogo com docentes sobre a mobilização contra a Reforma Administrativa

Alt da imagem

A Sedufsm realiza, no dia 16 de outubro (quinta-feira), o encerramento do ciclo 2025 do acolhimento docente nos campi da UFSM. Depois das atividades realizadas em Santa Maria, no primeiro semestre, e em Cachoeira do Sul, em agosto, o sindicato leva a iniciativa agora para Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, que completam 19 anos de existência neste mês.

As atividades de acolhimento nos campi ocorrem no dia 16 de outubro (quinta-feira), às 10h, no hall do prédio 1, em Frederico Westphalen, e às 15h, no hall do prédio principal, em Palmeira das Missões. Os encontros integram música, diálogo e confraternização, fortalecendo também o espírito de luta coletiva entre as e os docentes.

A programação conta com apresentações do Grupo Oficina de Música, formado pelo músico, professor aposentado e sindicalizado Daniel Morales (piano), e pelos músicos Igor Fuchs (contrabaixo), Gabriel Jardim Pinto (violão) e Luiza Gomes (voz). O repertório reúne canções da cultura popular latino-americana, como samba, milonga, candombe e chacarera, em arranjos que mesclam elementos clássicos e contemporâneos.

O grupo já havia participado, em março, da primeira edição do acolhimento deste ano, no hall do Centro de Educação (CE), em Santa Maria, e no campus de Cachoeira do Sul, em 12 de agosto. Agora, os artistas acompanham a Sedufsm também nas atividades de Frederico e Palmeira, ampliando a proposta de integração entre os campi.

Mobilização docente e Reforma Administrativa na pauta - Mais do que um momento de celebração, o acolhimento docente é também um espaço de mobilização e conscientização. A diretoria da Sedufsm também utiliza esses encontros para debater temas que impactam diretamente a categoria. Recentemente, a mobilização se concentra na Reforma Administrativa, proposta em discussão no Congresso Nacional que ameaça carreiras e serviços públicos.

Nas atividades previstas para o acolhimento docente nos campi de Frederico e Palmeira, a Sedufsm também levará materiais para diálogo e conscientização, tanto de servidoras e servidores da UFSM quanto da comunidade local, a respeito dos ataques que a Reforma representa ao serviço público. A ideia é que o momento também sirva para que a diretoria do sindicato dialogue com as e os docentes sobre suas questões nos campi e sobre a importância de aderir à mobilização contra a Reforma. A ideia é que as e os docentes dos campi se insiram na campanha contra a Reforma e participem das atividades organizadas pelo sindicato. 

Em assembleia realizada no último dia 7 de outubro, com a presença de representantes de todos os campi, a categoria aprovou um calendário de mobilização contra a Reforma, que inclui uma série de ações e culmina com a Marcha Nacional em Brasília,  ao final do mês (29 de outubro). A caravana da Sedufsm para participar da Marcha sairá de Porto Alegre, no dia 27 de outubro, com retorno no dia 29, logo após a manifestação. O subsídio para docentes, de todos os campi, será custeado pelo sindicato, e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail sedufsm@terra.com.br até o dia 15 de outubro. 

Docente de Frederico e Palmeira: participe do acolhimento, esperamos você!

Programação do Acolhimento Sedufsm nos campi: música e mobilização
16 de outubro (quinta-feira)

  • UFSM Frederico Westphalen – 10h | Hall do prédio 1
  • UFSM Palmeira das Missões – 15h | Hall do prédio principal

 

Texto: Nathália Costa
Imagem: Italo de Paula
Assessoria de Imprensa da Sedufsm 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Docentes da UFSM têm assembleia nesta terça, 7 de outubro

SVG: calendario 03/10/2025
SVG: tag Sedufsm
Encontro convocado pela Sedufsm tem início às 9h30, em primeira chamada, ocorrendo nos quatro campi da universidade

Câmara aprova isenção de Imposto de Renda para quem ganha até 5 mil reais

SVG: calendario 02/10/2025
SVG: tag Sedufsm
Projeto foi aprovado nesta quarta, 1, mesmo dia em que movimentos sociais entregaram 1,5 milhão de assinaturas provenientes do Plebiscito Popular para Lula

CNPq firma acordo para aproximar pesquisas do setor empresarial

SVG: calendario 02/10/2025
SVG: tag Sedufsm
Vice-presidenta da Sedufsm alerta para dificuldade em equilibrar interesse acadêmico e interesses de mercado

Veja todas as notícias