Seções sindicais cobram de Lula investimentos e cumprimento do acordo de greve SVG: calendario Publicada em 17/10/25
SVG: atualizacao Atualizada em 17/10/25 11h30m
SVG: views 151 Visualizações

Carta assinada pela Sedufsm e outras 12 instituições de docentes federais foi entregue durante cerimônia realizada no Rio de Janeiro

Alt da imagem
Professora Elisa Guaraná, da ADUR, entrega Carta ao presidente Lula

Diretorias de seções sindicais de docentes federais se mobilizaram e entregaram, na quarta-feira (15), Carta ao Presidente Lula (veja documento em anexo) cobrando o cumprimento do acordo de greve, investimentos na educação e a não aprovação da Reforma Administrativa. O presidente da Sedufsm, Everton Picolotto, assinou o documento, com representantes de outras 12 seções sindicais. A presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ADUR), Elisa Guaraná entregou a carta durante a cerimônia do Ministério da Educação alusiva ao dia da e do professor, no Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado, no Rio de Janeiro.

No documento, as e os docentes que assinam a carta ressaltam que a valorização da categoria e das condições de trabalho seguem ameaçadas em virtude de algumas questões que precisam ser resolvidas.  Entre as cobranças feitas ao presidente Lula estão a recomposição do orçamento das Instituições de Ensino Superior Federais, que em 2026 será menor que o de 2025; a necessidade de investimentos para consolidação e modernização da infraestrutura das instituições, que não foi atendida pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

Na carta, as e os docentes cobram, ainda, o cumprimento do acordo de greve, com destaque para o reconhecimento da insalubridade (revogar IN15 de Bolsonaro); a alteração do Decreto 1590/1995, terminando com o ponto eletrônico das e dos docentes da carreira EBTT; o reenquadramento de aposentadas e aposentados; e a regulamentação da “entrada lateral”, que permitiria mobilidade sem perda de carreira. Outro tema levantado pelo grupo foi a proposta de reforma administrativa, propostas por parlamentares da direita, e o impacto não apenas para a categoria docente, mas todo o funcionalismo público e a sociedade brasileira.

Assinam o documento, além da Sedufsm e da ADUR, a ADUFABC, ADUnB, ADUFAL, APUBHUFMG+, ADUFMS, ADUFDourados, ADUFPI, ASPUV, ADUFRA e o SINDUTFPR.

Edição: Fritz R. Nunes com informações da ADUR
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: arquivo-download Documentos

- Carta entregue ao Presidente Lula

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Inscrições para o seminário Feminicídios Cotidianos vão até o meio-dia desta terça (21)

SVG: calendario 17/10/2025
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorre em 31 de outubro, em Porto Alegre, e discutirá enfrentamento às violências de gênero; docentes interessadas e interessados devem se inscrever via e-mail da Sedufsm

Seminário discute estratégias para enfrentar violências de gênero

SVG: calendario 14/10/2025
SVG: tag Sedufsm
Sedufsm participa da organização do evento, que ocorre no dia 31 de outubro, em POA. Inscrições até o próximo dia 21

Em um colorido jantar baile, Sedufsm celebra a transformação e a luta docente

SVG: calendario 13/10/2025
SVG: tag Sedufsm
Durante evento ocorrido no sábado, 11, foi anunciada inauguração da nova sede da seção sindical

Veja todas as notícias