Seções sindicais cobram de Lula investimentos e cumprimento do acordo de greve
Publicada em
17/10/25
Atualizada em
17/10/25 11h30m
151 Visualizações
Carta assinada pela Sedufsm e outras 12 instituições de docentes federais foi entregue durante cerimônia realizada no Rio de Janeiro

Diretorias de seções sindicais de docentes federais se mobilizaram e entregaram, na quarta-feira (15), Carta ao Presidente Lula (veja documento em anexo) cobrando o cumprimento do acordo de greve, investimentos na educação e a não aprovação da Reforma Administrativa. O presidente da Sedufsm, Everton Picolotto, assinou o documento, com representantes de outras 12 seções sindicais. A presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ADUR), Elisa Guaraná entregou a carta durante a cerimônia do Ministério da Educação alusiva ao dia da e do professor, no Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado, no Rio de Janeiro.
No documento, as e os docentes que assinam a carta ressaltam que a valorização da categoria e das condições de trabalho seguem ameaçadas em virtude de algumas questões que precisam ser resolvidas. Entre as cobranças feitas ao presidente Lula estão a recomposição do orçamento das Instituições de Ensino Superior Federais, que em 2026 será menor que o de 2025; a necessidade de investimentos para consolidação e modernização da infraestrutura das instituições, que não foi atendida pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).
Na carta, as e os docentes cobram, ainda, o cumprimento do acordo de greve, com destaque para o reconhecimento da insalubridade (revogar IN15 de Bolsonaro); a alteração do Decreto 1590/1995, terminando com o ponto eletrônico das e dos docentes da carreira EBTT; o reenquadramento de aposentadas e aposentados; e a regulamentação da “entrada lateral”, que permitiria mobilidade sem perda de carreira. Outro tema levantado pelo grupo foi a proposta de reforma administrativa, propostas por parlamentares da direita, e o impacto não apenas para a categoria docente, mas todo o funcionalismo público e a sociedade brasileira.
Assinam o documento, além da Sedufsm e da ADUR, a ADUFABC, ADUnB, ADUFAL, APUBHUFMG+, ADUFMS, ADUFDourados, ADUFPI, ASPUV, ADUFRA e o SINDUTFPR.
Edição: Fritz R. Nunes com informações da ADUR
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Assessoria de imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia

Documentos
- Carta entregue ao Presidente Lula