UFSM oferece vagas para estudantes e docentes palestinos/as em situação de refúgio SVG: calendario Publicada em 21/10/25
SVG: atualizacao Atualizada em 21/10/25 15h50m
SVG: views 126 Visualizações

Programa Humanitário objetiva acolher refugiados/as palestinos/as e fortalecer suas relações com a universidade

Alt da imagem

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio do Observatório de Direitos Humanos (ODH) e em parceria com o Grupo de Pesquisa e Extensão Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional (Migraidh/Cátedra Sérgio Vieira de Mello), lança a Chamada Pública do Programa Humanitário – Refugiados Palestinos. Com o objetivo de acolher refugiadas e refugiados palestinos e fortalecer as relações acadêmicas entre esses sujeitos e a UFSM, serão ofertadas 10 vagas para ingresso em cursos de graduação e 3 vagas para professor ou professora visitante. As inscrições para ingresso estudantil vão até 8 de novembro, e para ingresso docente, até 11 de novembro. 

As e os estudantes selecionados nos cursos de graduação terão direito a passagem aérea, moradia e alimentação provisória. Além disso, poderão participar do Programa de Benefício Socioeconômico (PBSE), que oferece gratuidade nas refeições dos Restaurantes Universitários e acesso aos editais de moradia estudantil, transporte e material pedagógico, entre outros auxílios. 

Já as e os professores visitantes terão contratos de seis meses, podendo ser renovados por igual período.

A proposta busca oferecer educação, solidariedade e oportunidades como formas de transformação social, valorizando os conhecimentos e experiências trazidos pelas e pelos refugiados e promovendo o fortalecimento de suas vozes em novos contextos. O acolhimento será coordenado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), com apoio do Migraidh/Cátedra Sérgio Vieira de Mello, que também poderá oferecer assessoria jurídica e documental aos participantes.

A iniciativa conta com o apoio das Pró-Reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), Gestão de Pessoas (PROGEP), Graduação (PROGRAD) e Assuntos Estudantis (PRAE), assim como da Diretoria de Relações Internacionais (DRI).

Segundo dados da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), a Faixa de Gaza vive uma grave crise humanitária, com milhões de pessoas deslocadas e privadas de acesso a direitos básicos como saúde e educação. 

Confira, abaixo, mais detalhes sobre as políticas de permanência oferecidas às pessoas contempladas nas vagas do Programa Humanitário: 

Apoios destinados a estudantes de graduação:

Apoios destinados a professores visitantes:

  • Passagens aéreas para vinda à UFSM;
  • Remuneração correspondente ao regime de trabalho, como disposto na Resolução UFSM N. 173/2024;
  • Duração de contrato de seis meses, com possibilidade de renovação por igual período (conforme edital específico).

Ações conjuntas para estudantes e professores:

Acesse os editais

  • Edital estudantil
  • Inscrições: até 8 de novembro
  • Informações: falecom@nisa.ufsm.br

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: observatoriodh@ufsm.br

 

Fonte: UFSM

Arte: Daniel Michelon De Carli, designer

Edição: Bruna Homrich/Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm tem plantões jurídicos nas sedes Centro e Camobi

SVG: calendario 21/10/2025
SVG: tag Sedufsm
No centro, atendimentos ocorrem nas terças pela manhã; já em Camobi, nas quintas à tarde

Governo publica portaria ampliando vagas nas Instituições Federais de Ensino

SVG: calendario 21/10/2025
SVG: tag Sedufsm
Diretora da Sedufsm avalia positivamente fortalecimento da expansão federal, mas ressalta necessidade de valorizar carreiras

Música, diálogo e mobilização marcam acolhimento docente nos campi de Frederico e Palmeira

SVG: calendario 20/10/2025
SVG: tag Sedufsm
Apresentação do grupo Oficina de Música e entrega de materiais sobre a Reforma Administrativa celebraram os 19 anos das unidades da UFSM no noroeste do estado

Veja todas as notícias