Comitê apresenta minuta da Política para a Promoção da Comunicação Compassiva na UFSM
                
                     Publicada em
                                            24/10/25
 Publicada em
                                            24/10/25
                        
                                                     Atualizada em
                            24/10/25 18h30m
 Atualizada em
                            24/10/25 18h30m
                            
                                                 410 Visualizações
 410 Visualizações
                        
                                    
            
            GTCA da Sedufsm discutiu assunto ainda em agosto, ponderando que muitos conflitos se originam na violência de gênero
 
                            Na última quinta-feira, 23, o Comitê Provisório de Comunicação Compassiva da UFSM promoveu Audiência Pública para apresentar a minuta da Política para a Promoção da Comunicação Compassiva, da Cultura da Paz e Práticas Restaurativas no âmbito da universidade. A diretora da Sedufsm, Fabiana Pereira, que integra o Comitê representando a UFSM – Frederico Westphalen, participou do evento. Quem perdeu a discussão pode, inclusive, acompanhá-la na íntegra no Youtube.
Na Audiência, houve manifestações defendendo que o Comitê Permanente de Comunicação Compassiva e Prevenção de Conflitos seja mais representativo, com espaço para direções da Casa do e da Estudante, das pró-reitorias diretamente afetadas com as questões dos conflitos, e dos sindicatos (ASSUFSM e SEDUFSM).
"A Audiência Pública trouxe para discussão da comunidade acadêmica a política que está sendo construída, e para isso, foi enviado o texto antecipadamente para que as direções, docentes e discentes tivessem tempo de discutir o mesmo nas suas perspectivas, trazendo para a audiência suas questões e colaborações, como foi feito. Nós da Sedufsm fizemos isso ainda em agosto e entendemos que seria pertinente sugerir a inclusão da Comissão Institucional de Políticas de Igualdade de Gênero como um dos parceiros do Comitê, do mesmo modo que está previsto no texto das políticas realizar ações conjuntas com o Comitê de Saúde Mental (COSAME) e a Comissão de Ética", explicou a diretora Fabiana Pereira.
O evento teve a presença da Procuradora do Ministério Público Federal, Luciane Goulart de Oliveira, que acompanha as ações do Comitê desde o início. Ela salientou que a política discutida compõe as ações de enfrentamento à violência dentro da universidade, mas que não tem o papel de eliminar as denúncias e as investigações. O que for crime - assédios, racismo, entre outros - deverá ser denunciado e seguir os trâmites legais.
Em resposta à Assessoria de Imprensa da Sedufsm, a Assessoria do Gabinete do Reitor da UFSM informou que o Comitê de Comunicação Compassiva está documentando todas as sugestões, críticas e compromissos assumidos durante a audiência, bem como apontamentos e sugestões recebidos por e-mail. Tais contribuições serão pauta de reunião do Comitê no dia 4 de novembro, onde será feita a revisão da redação da minuta. Posteriormente, o documento deve ser encaminhado ao Gabinete do Reitor para que este o envie ao Conselho Universitário, a fim de ser apreciado.
“O atual comitê mantém o compromisso de acompanhar o andamento da proposta e manter a comunicação com a comunidade informando sobre as decisões tomadas e o cronograma de ações, até a criação do Comitê Permanente de Práticas Restaurativas”, disse a Assessoria.
GTCA discutiu tema em agosto
No dia 25 de agosto, o Grupo de Trabalho de Comunicação e Arte (GTCA) da Sedufsm reuniu-se para discutir a minuta de resolução referente à Política para a Promoção da Comunicação Compassiva e da Cultura da Paz, da Prevenção de Violências e do Tratamento Restaurativo de Conflitos e do Comitê Permanente de Práticas Restaurativas na UFSM.
Na ocasião, discutiu-se a necessidade de o Comitê de Igualdade de Gênero da UFSM estar alinhado às ações deste novo comitê, uma vez que muitos dos conflitos na instituição nascem de questões de gênero e de assédio a docentes.
Texto: Bruna Homrich, com a colaboração de Fritz Nunes
Imagem: Print
Assessoria de Imprensa da Sedufsm
                 Galeria de fotos na notícia
 Galeria de fotos na notícia
            
            
             
             
                